Articulação entre conteúdos de Física, Química e Biologia. A disciplina trata-se de apresentação de seminários pelos alunos trazendo sua visão integrada dos conteúdos aprendidos no período formativo e sua percepção quanto a sua formação docente, em forma de debates. Bibliografia Básica BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. DE CARVALHO, A.M.P.; GIL, P.D. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. São Paulo: Cortez, 10ª Edição, 2011. FAZENDA, I. Práticas Interdisciplinares na Escola. 13a Ed. São Paulo: Cortez, 2013. Bibliografia Complementar GROETZINGER, J.; JORDAN, T. H.; PRESS, F. Para Entender a Terra. Porto Alegre: Artmed, 4ed., 2006. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO, M. C. M. de; TAIOLI, F. Decifrando a terra / 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
Equilíbrio químico: equilíbrio homogêneo e heterogêneo (Kc, Kp, Kps), equilíbrios iônicos (Kw, Ka e Kb), pH e pOH, tampões, aplicações em análise quantitativa (volumetria e gravimetria). Eletroquímica: semi-reações, balanceamento, células galvânicas, eletrólise, aplicações em materiais. Termoquímica/termodinâmica: sistemas, trabalho, energia/calor, primeira lei, entalpia, lei de Hess, entropia, energia livre. Bibliografia Básica SKOOG D.A.; WEST D. M.; HOLLER F.J.; CROUCH S.R. Fundamentos de Química Analítica. 9ª ed. Norte-Americana Trad. M. Grassi; São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007. HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. LEITE, F.; Práticas de Química Analítica, 5ª ed. Editora grupo átomo e alínea, Campinas, SP, 2012. Bibliografia Complementar MUELLER, H.; SOUZA, D; Química Analítica Qualitativa Clássica, 2ª ed. Edifurb, 2012. ROSA, G. GAUTO, M.; GONÇALVES, F.; Química Analítica – Práticas de Laboratório Série Tekne, Bookman, 2013. HARRIS, D. C.; Explorando a Química Analítica, 4ª ed. Editora: LTC, 2011. VOGEL, A. I.; Química Analítica Qualitativa. 1ª ed., São Paulo: Mestre Jou, 1981. BACCAN, N.; ALEIXO, L. M. Introdução à Semi-microanálise Qualitativa. 6ª ed, Editora Unicamp, 1995. ROZENBERG, I. M. Química Geral, Editora Edgard Blucher, 2002.
Teorias unificadoras da Biologia. A história de vida da Terra. História do pensamento evolutivo e evidências da evolução. Teoria evolutiva de Darwin-Wallace. Seleção natural e artificial. Mecanismos evolutivos. Conceito de Espécie. Processos evolutivos e as principais características evolutivas dos grupos basais da diversidade da vida. Nesses conceitos discutem aspectos relacionados com a adequação dessas para os públicos de alunos do ensino fundamental. Bibliografia Básica FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva, 3 ed. FUNPEC, Ribeirão Preto, 2009. RIDLEY, M. Evolução, 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
O processo educativo como espaço interdisciplinar com vistas a articulação entre a realidade vivenciada pelos educandos na sua realidade sócio-histórica, compreendendo o papel fundamental da ciência como fundamento da vida. Bibliografia Básica FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995. FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979. PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008. Bibliografia Complementar BOCHNIAK, R. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. 2 Edição. Editora Loyola. Soa Paulo, 1998 ANTOMÉ, J. Globalização e Interdisciplinaridade - O Currículo Integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul LTDA, 1998. FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994. ______________. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1999. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, 1994. (1994) PRETTO, N. L. A ciência nos livros didáticos, 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp/ Salvador: Editora da UFBA, 1995.
Carga elétrica e campo elétrico; potencial elétrico; capacitância e dielétricos; Corrente, resistência e força eletromotriz; circuitos de corrente contínua; campo magnético e força magnética; fontes de campo magnético. Indução Eletromagnética; Indutância; Prática pedagógica integrando o conhecimento desta componente ao contexto escolar. Bibliografia Básica RESNICK, R. Física 3. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2014. xiv, 339 p. ISBN 9788521613688 (broch.). HELOU, R. D. GUALTER, J. B., NEWTON, V. B. Tópicos de Física- Vol. 3 – Eletricidade, Física Moderna e Análise Dimensional. Editora Saraiva. 18º Edição. 2012 YOUNG, H. D.; FREEDMAN, Roger A. Física III: eletromagnetismo. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2009. 423 p. ISBN 9788588639348 (broch.:v.3). Bibliografia Complementar BAUER, W. WESTFALL, G.D. DIAS, H. Física para Universitários. Vol. 3. Mc Grall Hill. 2013. DEUS, J. D. PIMENTA, M. NORONHA, A. PENA, T. BROGUEIRA, P. Introdução à Física. Coleção Ciência e Técnico. McGrall Hill. 522 p. 1992. HEWITT, P. G. Física Conceitual. Bookman. 816 p. 2019. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica: 3: eletromagnetismo. São Paulo: Blucher, 2012. vi, 323 p. (3). ISBN 9788521201342 (v.3). VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 327 p. ISBN 9788570419637 (broch.).