Articulação entre conteúdos de
Física, Química e Biologia. A disciplina trata-se de apresentação de seminários pelos
alunos trazendo sua visão integrada dos conteúdos aprendidos no período formativo e
sua percepção quanto a sua formação docente, em forma de debates.
Bibliografia Básica
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
DE CARVALHO, A.M.P.; GIL, P.D. Formação de Professores de Ciências:
Tendências e Inovações. São Paulo: Cortez, 10ª Edição, 2011.
FAZENDA, I. Práticas Interdisciplinares na Escola. 13a Ed. São Paulo: Cortez,
2013.
Bibliografia Complementar
GROETZINGER, J.; JORDAN, T. H.; PRESS, F. Para Entender a Terra. Porto
Alegre: Artmed, 4ed., 2006.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências:
fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO, M. C. M. de; TAIOLI, F. Decifrando
a terra / 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
- Professor: EVELINE DE ABREU MENEZES
Ementa
- Professor: Washington Barros
Equilíbrio químico: equilíbrio
homogêneo e heterogêneo (Kc, Kp, Kps), equilíbrios iônicos (Kw, Ka e Kb), pH e
pOH, tampões, aplicações em análise quantitativa (volumetria e gravimetria).
Eletroquímica: semi-reações, balanceamento, células galvânicas, eletrólise, aplicações
em materiais. Termoquímica/termodinâmica: sistemas, trabalho, energia/calor,
primeira lei, entalpia, lei de Hess, entropia, energia livre.
Bibliografia Básica
SKOOG D.A.; WEST D. M.; HOLLER F.J.; CROUCH S.R. Fundamentos de
Química Analítica. 9ª ed. Norte-Americana Trad. M. Grassi; São Paulo: Pioneira
Thomson Learning, 2007.
HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
LEITE, F.; Práticas de Química Analítica, 5ª ed. Editora grupo átomo e alínea,
Campinas, SP, 2012.
Bibliografia Complementar
MUELLER, H.; SOUZA, D; Química Analítica Qualitativa Clássica, 2ª ed. Edifurb,
2012.
ROSA, G. GAUTO, M.; GONÇALVES, F.; Química Analítica Práticas de
Laboratório Série Tekne, Bookman, 2013.
HARRIS, D. C.; Explorando a Química Analítica, 4ª ed. Editora: LTC, 2011. VOGEL,
A. I.; Química Analítica Qualitativa. 1ª ed., São Paulo: Mestre Jou, 1981.
BACCAN, N.; ALEIXO, L. M. Introdução à Semi-microanálise Qualitativa. 6ª ed,
Editora Unicamp, 1995.
ROZENBERG, I. M. Química Geral, Editora Edgard Blucher, 2002.
- Professor: José Cleiton Sousa dos Santos
Teorias unificadoras da Biologia. A história de vida da Terra.
História do pensamento evolutivo e evidências da evolução. Teoria evolutiva de
Darwin-Wallace. Seleção natural e artificial. Mecanismos evolutivos. Conceito de
Espécie. Processos evolutivos e as principais características evolutivas dos grupos
basais da diversidade da vida. Nesses conceitos discutem aspectos relacionados com a
adequação dessas para os públicos de alunos do ensino fundamental.
Bibliografia Básica
FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva, 3 ed. FUNPEC, Ribeirão Preto, 2009.
RIDLEY, M. Evolução, 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
- Professor: JOBER FERNANDO SOBCZAK
O processo educativo como espaço
interdisciplinar com vistas a articulação entre a realidade vivenciada pelos educandos
na sua realidade sócio-histórica, compreendendo o papel fundamental da ciência como
fundamento da vida.
Bibliografia Básica
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas
ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Orgs.).
Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.
FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade
ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul, RS:
Educs, 2008.
Bibliografia Complementar
BOCHNIAK, R. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. 2
Edição. Editora Loyola. Soa Paulo, 1998
ANTOMÉ, J. Globalização e Interdisciplinaridade - O Currículo Integrado. Porto
Alegre: Editora Artes Médicas Sul LTDA, 1998.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas:
Papirus, 1994. ______________. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo:
Cortez, 1999. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, 1994. (1994)
PRETTO, N. L. A ciência nos livros didáticos, 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp/
Salvador: Editora da UFBA, 1995.
- Professor: SINARA MOTA
Carga elétrica e campo elétrico; potencial elétrico;
capacitância e dielétricos; Corrente, resistência e força eletromotriz; circuitos de
corrente contínua; campo magnético e força magnética; fontes de campo magnético.
Indução Eletromagnética; Indutância; Prática pedagógica integrando o conhecimento
desta componente ao contexto escolar.
Bibliografia Básica
RESNICK, R. Física 3. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2014. xiv, 339 p. ISBN
9788521613688 (broch.).
HELOU, R. D. GUALTER, J. B., NEWTON, V. B. Tópicos de Física- Vol. 3
Eletricidade, Física Moderna e Análise Dimensional. Editora Saraiva. 18º Edição.
2012
YOUNG, H. D.; FREEDMAN, Roger A. Física III: eletromagnetismo. 12. ed. São
Paulo: Pearson, 2009. 423 p. ISBN 9788588639348 (broch.:v.3). Bibliografia
Complementar
BAUER, W. WESTFALL, G.D. DIAS, H. Física para Universitários. Vol. 3. Mc
Grall Hill. 2013.
DEUS, J. D. PIMENTA, M. NORONHA, A. PENA, T. BROGUEIRA, P. Introdução
à Física. Coleção Ciência e Técnico. McGrall Hill. 522 p. 1992.
HEWITT, P. G. Física Conceitual. Bookman. 816 p. 2019.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica: 3: eletromagnetismo. São Paulo:
Blucher, 2012. vi, 323 p. (3). ISBN 9788521201342 (v.3).
VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em
materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2012. 327 p. ISBN 9788570419637 (broch.).
- Professor: AURÉLIO WILDSON TEIXEIRA DE NORONHA