Teoria dos números. Grupos, anéis e corpos. Números racionais, reais e complexos.
Bibliografia Básica: NASCIMENTO, Cláudio José Gonçalves do. Matemática II. Fortaleza:
Publicação do Sistema UAB/UECE, p. 136, 2010. Edward R. Scheinerman, Matemática
Discreta, uma introdução, Editora Cengage Learning, 2011. L. Lovász, J. Pelikan, K.
Vesztergombi, Matemática Discreta, Editora SBM, 2005.
Bibliografia Complementar: LOPES, Antônio José et. al. Resolução de problemas:
observações a partir do desempenho dos alunos. A Educação Matemática em Revista.
Blumenau: SBEM, v.1, n.3, 1994. LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar geometria?
Educação Matemática em Revista. SBEM n. 4, 1. Sem/95. PONTES, Maria Gilvanise de O.
Medidas e proporcionalidade na escola e no mundo do trabalho. Campinas, SP: UNICAMP,
Tese de Doutorado, 1996. P. B. Menezes. Matemática Discreta Para Computação e
Informática - 4ª Ed. Vol. 16 Bookman, 2013.
- Professor: LUIS OTAVIO RIGO JUNIOR
Reflexões sobre as noções de texto e discurso e a produção de sentido na esfera
científica. A pesquisa científica: ética e metodologia. Leitura na esfera acadêmica: estratégias
de leitura. Gêneros acadêmicos (leitura e escrita na perspectiva da metodologia científica e da
análise de gêneros): projeto de pesquisa, resumo (abstract), monografia, artigo, livro ou
capítulo de livro, outras modalidades de produções científicas, artísticas e didáticas (ensaio,
relatório, relato de experiência, produção audiovisual etc.).
Bibliografia Básica: FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de publicações
técnicocientíficas. 7a ed. B.H: Ed. UFMG, 2004. GIL, A. C. Como elaborar projetos de
pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção
textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
Bibliografia Complementar: KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo:
Cortez, 2006. KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto,
2007. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. SP: Cortez,
2001. ANDRIK, D.; FARACO, C. A. Língua portuguesa: prática de redação para estudantes
universitários. 10a. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a
prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
- Professor: MARIZA ANGÉLICA PAIVA BRITO
Educação Especial e Inclusiva. Ações pedagógicas para a promoção de acesso,
permanência, participação e aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Políticas e ações de inclusão. Recursos de
acessibilidade. Acessibilidade digital e inclusão através das tecnologias de Informação e de
Comunicação (TIC).
- Professor: ANTONIO ALISSON PESSOA GUIMARAES
Fundamentação à Programação de Computadores. Exames de questões sobre Tipos
de Dados Personalizados e Modularização.
Bibliografia Básica: PEREIRA, Ricardo Reis. Linguagem e Programação I. Fortaleza:
Publicação do Sistema UAB/UECE, p. 155, 2010. KERNIGHAN, Brian W. C: A linguagem
de programação padrão ANSI. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989. TENENBAUM, Aaron M.
Estruturas de Dados usando C. São Paulo: Pearson Makron Books, 2009. ZIVIANI, Nivio.
Projeto de algoritmos com implementação em Pascal e C. São Paulo: Pioneira Thomson
Learning, 2002.
Bibliografia Complementar: CANNEY, Michaël Van, Reference guide for Free Pascal,
Document version 2.4, March 2010. http://www.freepascal.org/docs-html/. ARAUJO, Jairo.
Dominando a Linguagem C. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004. CELES Filho,
Waldemar. Introdução a Estruturas de Dados com Técnicas de Programação em C. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2004. LOUDEN, Kenneth C. Compiladores. São Paulo: Pearson Addison
Wesley, 2008. SCHILDT, H. C Completo e Total. São Paulo: Makron Books, 1997. SILVA,
Omar Quirino. Estruturas de Dados e Algoritmos usando C: fundamentos e aplicações. Rio de
Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
- Professor: VITOR ALENCAR DE MESQUITA
Planejamento e experimentação de práticas pedagógicas com Metodologias Ativas
para ensino de computação e robótica alinhadas à BNCC. Registro em portfólio do
planejamento e da análise da experiência.
- Professor: HERIVELTON ALVES DE OLIVEIRA
Investigação sobre a estrutura e o funcionamento da educação brasileira. Exames das
questões como: Base Legal, Financiamentos e indicadores da Educação Básica. Analisando os
indicadores de sucesso: a construção de qualidade. Estabelecimentos de relações entre
professores e gestão escolar. Explicitação de Escola: lugar onde tudo acontece.
Bibliografía Básica: VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e Funcionamento da Educação
Brasileira. Fortaleza: Publicação do Sistema Uab/uece, 2010, p. 133.; ROMANELLI, Otaíza
de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). 11ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes,
1989; SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara,
onze teses sobre educação e política. 24ª ed., São Paulo: Cortez, 1991
Bibliografía Complementar: MARTINS, M. F. Ensino Técnico e Globalização: cidadania ou
submissão? Campinas, SP: Autores Associados, 2000. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.
71). SAVIANI, D. A nova lei da educação: LDB, trajetória, limites e perspectivas. Campinas:
Autores Associados, 1997.; BÁRBARA, Freitag. Educação, estado e sociedade. 4ª ed., São
Paulo: Moraes, 1980; MOCHCOVITCH, Luna Galano. Gramsci e a escola. 3ª ed. São Paulo:
Editora Ática: 1992; BRASIL. Educação Profissional. Legislação Básica. Brasília: MEC;
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- Professor: JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER
- Professor: José Cleiton Sousa dos Santos
Estudos do Desenvolvimento Humano: Concepções e Teorias. Caracterização da
primeira, segunda e terceira Infâncias. Detalhamento da Infância na Sociedade
Contemporânea.
Bibliografia Básica: IER, Alessandra Silva; NUNES, Ana Ignez Belém Lima. Psicologia do
Desenvolvimento. Fortaleza: Publicação do Sistema UAB/UECE, P. 126, 2010.
MARCONDES, M. (org.). Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das
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3ed. Autêntica. Belo Horizonte, 2012.
Bibliografia Complementar: ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção
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Médicas, 1997. BUENO, Caroline de Oliveira. A arte de fazer crescer: uma análise do projeto
crescer com arte. Universidade Estadual do Ceará. Monografia de Conclusão do Curso de
Serviço Social. Fortaleza 2007. CADERNOS UNESCO BRASIL. Percepção dos Jovens
Sobre a Violência nos Meios de Comunicação de Massa. Texto compilado da Série "Direitos
Humanos e Cultura da Paz"; Número 1. 1ª Edição. 1998. CALLIGARIS, Contardo. A
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Inês Sexualidade e Adolescência: discurso e prática nas instituições de saúde. UNIFOR
Cadernos de Pesquisa. Ano V/n° 7, Fortaleza, 1996. CHARLOT, Bernard. O papel da escola
na prevenção e intervenção da indisciplina e violência em uma sociedade com a de hoje.
Anais do Congresso Internacional de Agressividade e indisciplina na escola. Fortaleza, 2005.
- Professor: KAÉ STOLL COLVERO LEMOS
adaptar e administrar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para o ensino de
maneira competente, guiados por fundamentos teóricos pedagógicos e tecnológicos
relacionados ao assunto e desenvolvendo a habilidade de cooperar com equipes
multidisciplinares (pedagogia, computação, etc). Como ambiente de experimentação e prática,
será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
Bibliografía Básica: PEREIRA, A. C.. AVA: ambientes virtuais de aprendizagem em
diferentes contextos. São Paulo: Ciência Moderna. SILVA, A. R. L. da, et.al. Design
Instrucional Contextualizado em Cursos On-line. In: ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino
Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Disponível em: http://www.labm
idiaeconhecimento.ufsc.br/files/2014/11/esud.pdf. VALENTE, C.l. MATTAR. J.. Second Life
e WEB 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo:
Novatec editora, 2007.
Bibliografia Complementar: KENSKI, V. Design Instrucional para cursos online. São Paulo:
Senac, 2015. BARBOSA, R. M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre:
Artmed, 2005. RAMOS, D. K.. Cursos on-line: planejamento e organização. Florianópolis:
Ed. Da UFSC. 2010. 156p. LITTO, F. et al. Educação a Distância: O Estado da Arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Disponível em:
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T; TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO PROMOTORES DO
DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR. In. FIUZA, P. J.l LEMOS. R. R. Tecnologias Interativas:
Mídia e Conhecimento na Educação. Jundiaí: Paco Editorial: 2016.
- Professor: JULIANA ALENCAR FIRMO DE ARAUJO