Explicitando os fundamentos de Programação Orientada a Objetos e Java. Descrição
de leitura do teclado, estruturas de decisão e repetição, visibilidade e encapsulamento. Estudo
de Herança, Polimorfismo e Tratamento de Exceções, Interfaces, Interface Gráfica e Jdbc.
Bibliografia Básica: GONÇALVES, Enyo José Tavares; CARNEIRO, Domingos Sávio Silva.
Linguagem e Programação II. Fortaleza: Publicação do Sistema UAB/UECE, p. 82, 2010..
SINTES, Anthony. Aprenda programação orientada a objetos em 21 dias. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 2002. BARNES, D. J., KOLLING, M. Programação Orientada a Objetos
com Java. São Paulo: Makron Books, 2004.
Bibliografia Complementar: ECKEL, B. Pensando em Java, 3ª ed. Editora MindView;
DEITEL, H. M.; DEITEL, P.J. Java: Como programar. 6ª ed, Editora Pearson.
HORSTMANN, C.; CORNEL, G. Core Java Volume I. Fundamentos. Alta Books. 7ª. 2005.
SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java. Editora Campus,
2003. BRAUDE, Eric J. Projeto de software, da programação à arquitetura: uma abordagem
baseada em Java. Porto Alegre: Bookman, 2005. FURGERI, Sérgio, Java 6 - Ensino Didático:
Desenvolvendo e Implementando Aplicações, São Paulo: Érica, 2008.
- Professor: VITOR ALENCAR DE MESQUITA
O ambiente escolar; A organização da escola enquanto mediação de políticas, de
ideologias, de interesses e de finalidades da educação Brasileira. As relações entre currículo,
didática, culturas e subjetividades. Cultura digital no espaço escolar e no cotidiano de
professores e alunos.
Bibliografia Básica: Thurler, Mônica Gather; Maulini, Olivier. A organização do trabalho
escolar: uma oportunidade para repensar a escola. Porto Alegre: Penso, 2012. ISBN:
9788565848077. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848077. Coll, César; Marchesi,
Álvaro; Palacios, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação
escolar. Porto Alegre: Penso, 2015. ISBN: 9788536307770. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536307770. Barreto, Flávio Chame;
Rockenback, Nadia. Educação escolar: evolução histórica, teorias, práticas docentes e
reflexões. São Paulo: Erica, 2014. ISBN: 9788536522227. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536522227.
Bibliografia Complementar: Santos, Clóvis Roberto dos. Educação escolar brasileira:
estrutura, administração, legislação. São Paulo: Cengage Learning, 2018. ISBN:
9788522126088. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522126088. Santomé, Jurjo Torres.
Currículo escolar e justiça social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: AMGH, 2014.
ISBN: 9788565848169. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848169. FUNDAÇÃO
TELEFÔNICA VIVO. Viagem à escola do século XXI Assim trabalham os colégios mais
inovadores do mundo. Disponível em:
http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/viagem-a-escolado-seculo-xxi/. RODRIGUES, R. F.,
KHIDIR, K. S., CARVALHO, R. A. de (Org.). Construção de saberes em Laboratórios:
ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013. SILVA,
M. S. da. Clube de Matemática: Jogos educativos. Campinas, SP: Papirus, 2004.
- Professor: JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER
- Professor: José Cleiton Sousa dos Santos
Linguagens para o Ensino de programação; Pensamento Computacional; Práticas
pedagógicas para vivenciar o ensino de computação. Registro em portfólio do planejamento e
da análise da experiência.
Bibliografia Básica: PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo:
Brasiliense, 1985. RAABE, André; ZORZO, Avelino F.; BLIKSTEIN, Paulo. (org).
Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. 316
p. RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por Uma Aprendizagem
Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre: Penso, 2020.
Bibliografia Complementar: BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento.
02. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. v. 1. WING, Jeannette. M. Computational thinking.
Communications of the ACM, New York, 2006. FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Programaé.
Disponível em:
http://fundacaotelefonica.org.br/wpcontent/uploads/pdfs/Guia_Final_06_09_2018.pdf. Acesso
em: 15 jun 2020. RODRIGUES, R. F., KHIDIR, K. S., CARVALHO, R. A. de (Org.).
Construção de saberes em Laboratórios: ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia:
Gráfica e Editora América, 2013. Evans, M., & Noble, J. (2016). Arduino em Ação . São
Paulo : Novatec. SOUZA, A. R., PAIXÃO, A. C., UZÊDA, D. D., DIAS, M. A., DUARTE,
S.,AMORIM, H. S. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física.
Revista Brasileira de Ensino de Física v. 33, n.1, 1702 (2011).
- Professor: JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER
- Professor: José Cleiton Sousa dos Santos
Demonstração de conceitos básicos e o detalhamento histórico da história do
computador. Busca de compreensão dos Circuitos Lógicos Digitais. Demonstração da
estrutura de computadores. Estabelecimentos de relações entre software com uma arquitetura
de computadores. Explicitação de tópicos avançados em arquitetura de computadores.
Bibliografía Básica: FERNÁNDEZ, Marcial Porto. Arquitetura de Computadores. Fortaleza:
Publicação do Sistema da UAB/UECE, p. 132, 2010. PATTERSON, David A.; HENNESSY,
John L. Organização e projeto de computadores. 3 a . Edição. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier,
2005. 484 p. WEBER, Raul Fernando. Fundamentos de arquitetura de computadores. 3 a .
Edição. Porto Alegre (RS): Sagra Luzzatto, 2001/2004. 299 p. (Livros didáticos UFRGS; v.
8).
Bibliografía Complementar: PATTERSON, David A.; HENNESSY, John L. Arquitetura de
Computadores: Uma Abordagem Quantitativa. 3ª ed., Editora Campus. STALLINGS,
William; Arquitetura e Organização de Computadores. 5ª ed. Prentice Hall. TANENBAUM,
Andrew S. Organização Estruturada de Computadores. 4ª ed. LTC Editora. TORRES, Gabriel.
Hardware: curso completo. Rio de Janeiro (RJ): Axcel Books, 1998. 894 p. TOCCI, Ronald J.
WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11 ed. Rio
de Janeiro (RJ): LTC, 2011.
- Professor: DEBORAH MARIA VIEIRA MAGALHAES
Fundamentação de aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Estudar a história das comunidades surdas, da cultura e das identidades surdas. Análise do
Ensino básico da LIBRAS. Definição de políticas linguísticas e educacionais para surdos.
Bibliografía Básica: FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em Contexto: Curso
Básico: Livro do Professor. 7. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007. PIMENTA, Nelson. Coleção
Aprendendo LSB. Rio de Janeiro: Regional Básico, 2000. V.1. ______. Coleção Aprendendo
LSB. Rio de Janeiro: Regional, 2000. V.2 Intermediário. ______. Coleção Aprendendo LSB.
Rio de Janeiro: Regional, 2001. V. 3 Avançado. ______. Coleção Aprendendo LSB. Rio de
Janeiro: Regional, 2004. V. 4 Complementação Bibliografia Complementar: ALMEIDA, E. O. C. de. Leitura e surdez: um estudo com
adultos não oralizados. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre
as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. QUADROS, R. M. de. Língua de sinais
brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ARTMED, 2004. MOURA, M. C. O Surdo:
caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. COUTINHO, D.
LIBRAS e Língua Portuguesa: Semelhanças e diferenças. João Pessoa: Arpoador, 2000.
- Professor: FRANCISCO RAIMUNDO HOLANDA VASCONCELOS
O computador na sociedade moderna. O desenvolvimento tecnológico. Aspectos
sociais e econômicos da utilização do computador. Atuação do profissional no mercado de
trabalho. Automação, Robótica e Desemprego. Aspectos éticos e legais. Ética profissional.
Ética empresarial. A função pública do profissional da computação.
Bibliografía Básica: CGI. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em:
http://www.cg.org.br/. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na
era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LUBISCO, N. M. L.; BRANDÃO, L. M.
B. Informação & informática. Salvador: EDUFBA, 2000. MASUDA, Y. A sociedade da
informação como sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro: Rio, 1982. NEGROPONTE, N. A
vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. PROINFO. Programa nacional de
informática na educação. Disponível em: http://www.proinfo.gov.br/. SOCINFO. Programa
sociedade da informação no Brasil. Disponível em: http://www.socinfo.gov.br/.
Bibliografia Complementar: BARGER. Ética na computação uma abordagem baseada em
casos. LTC, 2010. SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PARANAGUÁ, P; BRANCO, S. Direitos Autorais. Rio: FGV, 2009. HARE, R. Ética --
problemas e propostas. Ed da UNESP, 2004. TAKAHASHI, T. Sociedade da informação no
Brasil: livro verde Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. CHIAVENATO,
I..Comportamento Organizacional, Editora Campus, 2009. MASIERO, P. C. Ética em
Computação; Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
- Professor: DEBORAH MARIA VIEIRA MAGALHAES
Experimentos aleatórios, espaço amostral e eventos, probabilidade (definição e
propriedades), cálculo das probabilidades (frequência relativa e espaços finitos
equiprováveis), probabilidade condicional e independência, Teorema de Bayes, variáveis
aleatórias discretas e contínuas (funções densidade e acumulada, esperança e variância),
principais variáveis discretas e contínuas, noções de amostragem, medidas descritivas
(posição, dispersão, correlação), distribuições amostrais de probabilidade, estimação e testes
de hipóteses para a média, proporção e variância. Análise de regressão, método dos mínimos
quadrados.
Bibliografia Básica: FERNANDES, Maria Wilda; ALMEIDA, Rosa Lívia Freitas de; SILVA,
Jorge Luiz de Castro. Probabilidade e Estatística. Fortaleza: Publicação do Sistema
UAB/UECE, p. 102, 2010. MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade
e Estatística. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. BARBETA, P. A.,
REIS, M. M. BORNIA, A. C. Estatística para Cursos de Engenharia e Informática, Ed Atlas,
São Paulo, 2004.
Bibliografia Complementar: BOLFARINE, Heleno & BUSSAB, Wilton O. Elementos de
Amostragem. 1. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005. CONOVER, W J. Practical
Nonparametric Statistics. 3. ed. New York: John Wiley., 1998. FELLER, W. Teoria das
probabilidades e suas aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 1976. MAYER, P.
Probabilidade e Estatística, São Paulo, 1989. MIRSHAWKA, V. Probabilidade e Estatística
para Engenharia, São Paulo, Nobel, 1978. MORETTIN, L.G. Estatística Básica
Probabilidade. São Paulo: Makron Books, 1993.
- Professor: JULIANA ALENCAR FIRMO DE ARAUJO