Análise crítica de documentos prescritivos e de leis que
fundamentam o trabalho docente, especialmente a BNCC e o PPP da escola.
Estudo de bases teóricas que concebem o texto como unidade de ensino no
trabalho com a língua portuguesa. Construção de instrumentais próprios do
ofício do professor. Planejamento e prática de atividades de leitura, produção
de texto oral e escrito e análise linguística aplicados aos anos finais do ensino
fundamental e ao ensino médio. Análise de livros didáticos do ensino
fundamental e do ensino médio. Construção de material didático alternativo
para o ensino da leitura, produção de texto e análise linguística.
- Professor: GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA
- Professor: CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Angola,
Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) através da
leitura e análise das obras dos mais representativos autores (as) dos países
referidos
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
Análise crítica da BNCC e os PCNs do Ensino Fundamental Anos
Finais e Médio no âmbito da Língua Portuguesa. As práticas de linguagem em
diferentes mídias (impressa, digital e analógica) com foco na leitura.
Compreensão leitora. A análise linguística e semiótica integrada à leitura. A
leitura como processo mediado pelo professor. Planejamento e elaboração de
Projetos integradores de leitura na escola.
- Professor: MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Discussão e reflexão acerca dos contextos de multilinguismo e
plurilinguismo no Brasil; contextualização de português como língua adicional;
discussão e análise de políticas e planejamentos linguísticos em contextos
multilíngues e multiculturais. Ensino de Língua Portuguesa para grupos
minoritários (indígenas, surdos, imigrantes e refugiados).
- Professor: ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE
Estudo dos diferentes fatores que intervêm na organização
textual-discursiva, com ênfase nos aspectos sociocognitivos e interacionais.
Conceitos de texto e contexto; coerência e coesão; referenciação e
progressão textual; fatores de textualidade; gêneros e sequências textuais;
intertextualidade; argumentação. Reconhecimento dos pressupostos da
Análise do Discurso francesa e da Análise Crítica do Discurso. Apreensão de
noções fundamentais à Análise do Discurso de linha francesa: condições de
produção, formação discursiva, formação ideológica, interdiscurso, memória,
sujeito e assujeitamento; e da Análise Crítica do Discurso: ordem do discurso,
prática discursiva e intersemiótica, hegemonia e relações de poder,
significados acionais, representacionais e identificacionais. Aspectos
metodológicos da AD e da ACD. Importância das abordagens textuais e
discursivas para o ensino de língua portuguesa.
- Professor: ANTENOR TEIXEIRA DE ALMEIDA JUNIOR