Contextualização do momento educacional atual, a partir da crise de paradigmas deste início de milênio; Explicitação de uma nova epistemologia do professor à luz das mudanças de paradigmas; Inter-relacionamento das tecnologias da informação e comunicação e as mudanças de paradigmas na educação; Apresentação de um conjunto de recursos pedagógicos utilizados na informática educativa; Uso e aplicações de teóricas e práticas de recursos de informática educativa dirigidas para as disciplinas curriculares do Ensino Fundamental, priorizando os anos iniciais desta etapa de ensino. Bibliografia Básica: ABREU, R. A dos Santos. Software educacional ou o caráter educacional do software. In: Tecnologia Educacional. Vol. 26 (142). Jul/Ago/Set. CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. COBURN, Peter et al. Informática na Educação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos , 1988. Bibliografia Complementar: GRÉGOIRE, Jacques (Org.). Avaliando as aprendizagens: os aportes da psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. KAWAMURA, Lili. Novas Tecnologias e Educação. São Paulo: Editora Ática, 1990. KENSKY, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro. Editora 34. 1993. COLL, C. Psicologia e Currículo. São Paulo. Editora Ática. 1996.
Representação e resolução de problemas. Métodos de busca. Heurísticas. Introdução à linguagem PROLOG. Lógica de 1ª ordem aplicada: princípio de resolução. Sistemas especialistas. Representação do Conhecimento. Frames. Redes Semânticas. Representação da incerteza. Redes Neurais e aplicações. Sistemas Tutores Inteligentes. Técnicas de Inteligência Artificial empregadas em sistemas educativos. Bibliografia Básica: AZEVEDO, Fernando M. de; MATOS Brasil, Lourdes; OLIVEIRA, Roberto C. L. de. Redes Neurais com aplicações em controles e em Sistemas Especialistas. Florianópolis: Bookstore, 2000. DIVERIO, T.; MENEZES, P. Teoria da Computação: máquinas universais e computabilidade. 2. ed. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 2000. (Livros Didáticos, v.5). FERNANDES, Anita Maria R.. Inteligência artificial, noções gerais. Florianópolis: Visual Books, 2003. GERSTING, Judith L. Fundamentos matemáticos para ciência da computação: um tratamento moderno de matemática discreta. Rio de Janeiro: LTC, 2004. HAYKIN, Simon. Redes Neurais: princípios e prática. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MONTEIRO, Rhycardo Luiz. Uso de Redes Neurais. Backpropagation na simulação de modelos hidrológicos. S.l.: S.e, 2000. RUSSELL, Stuart. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. WHITBY, Blay. Inteligência artificial, um guia para iniciantes. São Paulo: Madras, 2004. Bibliografia Complementar: Russel, S. & Norvig, P. (2010) Artificial Intelligence – A Modern Approach. Prentice Hall. Third Edition. Mitchell, Tom. (1997). Machine Learning. McGraw Hill. Koller. D. (2009). Probabilistic Graphical Models: Principles and Techniques. The MIT Press. Murphy, K. (2012) Machine Learning: A Probabilistic Perspective. The MIT Press.Bishop. C. M. (2007) Pattern Recognition and Machine Learning. Springer
Fundamentação geral da engenharia de software e desenvolvimento de software. Orientação sobre a qualidade e a garantia dos projetos. Demonstração de metodologias e ferramentas de engenharia de software. Bibliografía Básica: CORTÉS, Mariela Inés. Fundamentos de Engenharia de Software. Fortaleza: Publicação do Sistema da UAB/UECE, p. 52, 2011. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Education, 2011. 568p. ISBN: 9788579361081. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: McGraw Hill, 2011. 771 p. ISBN: 9788563308337. Bibliografía Complementar: BREITMAN. 05 – Web Semântica: A Internet do Futuro – LTC Editora, 2005. FILHO, Paula & PÁDUA W. de. Engenharia de Software - Fundamentos, Métodos e Padrões. Ed. LTC, 2003. PFLEEGER, S. Engenharia de Software. Teoria e prática. 2da edição. Pearson, 2004. PRESSMAN, R.S. Engenharia de Software. 5ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2002. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 6ª ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003.
Robôs físicos e virtuais como objetos de aprendizagem para o pensamento computacional; Mundos virtuais; Kits para robótica educacional; a lógica de programação (code) e a resolução de problemas com apoio da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM); Interdisciplinaridade. Educação ambiental. Práticas pedagógicas envolvendo Robótica Educacional & STEAM; Registro em portfólio do planejamento e da análise da experiência.