Disciplina prática baseada no uso de estratégias de ensino. Inovação didáticometodológica em Ciências. Principais características dos métodos ativos de ensino aprendizagem e do modelo tradicional (p.e. aprendizagem baseado em problemas; aprendizagem baseado em equipes e outros); Elaboração e execução de metodologias inovadoras e recursos didáticos para promover a aprendizagem ativa e colaborativa no Ensino de Ciências. Bibliografia Básica MORAN, J. “Mudando a educação com metodologias ativas” In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. BACICH, M.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Ed. Penso, Porto Alegre, 2018. SOARES, C. Metodologias ativas: Uma experiência de aprendizagem. Ed. Cortez, 1a ed., 2021.
Vivência pedagógica nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental (anos finais), propõe-se intervenção, onde os alunos realizam o planejamento envolvendo os professores da escola e participar das aulas, com objetivo favorecer a experimentação de procedimentos pedagógicos inovadores com as dinâmicas interativas e contextualizadas, simulações e trocas de experiências, demonstrações de ações já realizadas no âmbito do ensino nas escolas locais. Os alunos realizarão oficinas nas escolas para os alunos de acordo com as suas áreas do conhecimento de acordo com as diretrizes curriculares da Educação de Jovens e Adultos.
Conceitos teórico-conceituais para produção de trabalhos acadêmicos sobre suas experiências e vivências no decorrer do curso de formação. Momento de diálogo entre orientando(a) e orientandor(a) com o objetivo de elaboração do TCC, podendo ser memorial, relato de experiências, projetos de intervenção, artigos e outras escritas acadêmicas que forem aprovadas pelo colegiado do curso. Bibliografia Básica RUDIO, F. V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 40ª ed., Petrópolis: Vozes. 2011. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010. SILVA, A. Introdução à pesquisa em ensino de ciências / Ângela Silva. – Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2010.
Conceito de Embriologia e suas relações com outras ciências. Tipos de reprodução. Gametogênese, as primeiras semanas do desenvolvimento embrionário, os períodos embrionário e fetal, os anexos embrionários. Características gerais dos principais tecidos. Bibliografia Básica PERSAUD, T. V. N.; MOORE, K. L.; TORCHIA, M. G. Embriologia básica. 8. ed. São Paulo: Elsevier, 2013. JUNQUEIRA, L. C. U. Biologia estrutural dos tecidos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. ROSS, M. H.; ALMEIDA, J. M.; MUNDIM, F. D. Histologia: textos e atlas em correlação com biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Estudo da evolução histórica da astronomia, desde a antiguidade até os dias atuais. Estudo do Sistema Solar, sua formação e evolução, da evolução estelar e do universo. Estudo dos movimentos aparente dos astros, das estações do ano e da utilização de calendários. Prática pedagógica integrando o conhecimento desta componente ao contexto escolar. Bibliografia Básica GRANJEIRO, M. L. Tópicos de Astronomia. Apostila com conceitos básicos de Astronomia. 2016. HORVATH, J. E. O ABCD da Astronomia e Astrofísica. Livraria da Física. 1. ed. 2008. RIDPATH, I. Astronomia. Guia ilustrado Zahar. 2. ed. 2008.
Introdução ao estudo dos microrganismos. Características Gerais dos fungos, bactérias, arqueias, vírus e fungos. Doenças causadas por microrganismos e principais formas de defesa, proteção e prevenção. Os microrganismos e suas aplicações na sociedade, biotecnologia e saúde. Bibliografia Básica TORTORA, G.J. Microbiologia. 12a. Ed. São Paulo: Artmed, 2017. DUNLAP; MARTINKO; MADIGAN. Microbiologia De Brock. 14a Edição. Editora: Artmed. 2016. 1160p ARLINDO, P. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. São Paulo: Manole, 2005.
Teorias psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano: contribuição para o processo educacional. Escola e construção do conhecimento: as pesquisas no contexto educacional brasileiro e modelos de intervenção pedagógica em sala de aula. Bibliografia Básica COOL, C; PALÁCIOS, J; MACHES. A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004