Disciplina prática baseada no uso de estratégias de ensino. Inovação didáticometodológica em Ciências. Principais características dos métodos ativos de ensino
aprendizagem e do modelo tradicional (p.e. aprendizagem baseado em problemas;
aprendizagem baseado em equipes e outros); Elaboração e execução de metodologias
inovadoras e recursos didáticos para promover a aprendizagem ativa e colaborativa no
Ensino de Ciências.
Bibliografia Básica
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas In: Coleção Mídias
Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações
jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG:
Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
BACICH, M.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora.
Uma abordagem teórico-prática. Ed. Penso, Porto Alegre, 2018.
SOARES, C. Metodologias ativas: Uma experiência de aprendizagem. Ed. Cortez, 1a
ed., 2021.
- Professor: Viviane Pinho de Oliveira
Vivência pedagógica
nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental (anos finais),
propõe-se intervenção, onde os alunos realizam o planejamento envolvendo os
professores da escola e participar das aulas, com objetivo favorecer a experimentação
de procedimentos pedagógicos inovadores com as dinâmicas interativas e
contextualizadas, simulações e trocas de experiências, demonstrações de ações já
realizadas no âmbito do ensino nas escolas locais. Os alunos realizarão oficinas nas
escolas para os alunos de acordo com as suas áreas do conhecimento de acordo com as
diretrizes curriculares da Educação de Jovens e Adultos.
- Professor: SINARA MOTA
- Professor: REGILANY PAULO COLARES