Disciplina prática baseada no uso de estratégias de ensino. Inovação didáticometodológica em Ciências. Principais características dos métodos ativos de ensino aprendizagem e do modelo tradicional (p.e. aprendizagem baseado em problemas; aprendizagem baseado em equipes e outros); Elaboração e execução de metodologias inovadoras e recursos didáticos para promover a aprendizagem ativa e colaborativa no Ensino de Ciências. Bibliografia Básica MORAN, J. “Mudando a educação com metodologias ativas” In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. BACICH, M.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Ed. Penso, Porto Alegre, 2018. SOARES, C. Metodologias ativas: Uma experiência de aprendizagem. Ed. Cortez, 1a ed., 2021.
Vivência pedagógica nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental (anos finais), propõe-se intervenção, onde os alunos realizam o planejamento envolvendo os professores da escola e participar das aulas, com objetivo favorecer a experimentação de procedimentos pedagógicos inovadores com as dinâmicas interativas e contextualizadas, simulações e trocas de experiências, demonstrações de ações já realizadas no âmbito do ensino nas escolas locais. Os alunos realizarão oficinas nas escolas para os alunos de acordo com as suas áreas do conhecimento de acordo com as diretrizes curriculares da Educação de Jovens e Adultos.