Disciplina prática baseada no uso de estratégias de ensino. Inovação didáticometodológica em Ciências. Principais características dos métodos ativos de ensino
aprendizagem e do modelo tradicional (p.e. aprendizagem baseado em problemas;
aprendizagem baseado em equipes e outros); Elaboração e execução de metodologias
inovadoras e recursos didáticos para promover a aprendizagem ativa e colaborativa no
Ensino de Ciências.
Bibliografia Básica
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas In: Coleção Mídias
Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações
jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG:
Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
BACICH, M.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora.
Uma abordagem teórico-prática. Ed. Penso, Porto Alegre, 2018.
SOARES, C. Metodologias ativas: Uma experiência de aprendizagem. Ed. Cortez, 1a
ed., 2021.
- Professor: Viviane Pinho de Oliveira
Vivência pedagógica
nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental (anos finais),
propõe-se intervenção, onde os alunos realizam o planejamento envolvendo os
professores da escola e participar das aulas, com objetivo favorecer a experimentação
de procedimentos pedagógicos inovadores com as dinâmicas interativas e
contextualizadas, simulações e trocas de experiências, demonstrações de ações já
realizadas no âmbito do ensino nas escolas locais. Os alunos realizarão oficinas nas
escolas para os alunos de acordo com as suas áreas do conhecimento de acordo com as
diretrizes curriculares da Educação de Jovens e Adultos.
- Professor: SINARA MOTA
- Professor: REGILANY PAULO COLARES
Conceitos teórico-conceituais para
produção de trabalhos acadêmicos sobre suas experiências e vivências no decorrer do
curso de formação. Momento de diálogo entre orientando(a) e orientandor(a) com o
objetivo de elaboração do TCC, podendo ser memorial, relato de experiências, projetos de intervenção, artigos e outras escritas acadêmicas que forem aprovadas pelo
colegiado do curso.
Bibliografia Básica
RUDIO, F. V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 40ª ed., Petrópolis: Vozes.
2011.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São
Paulo: Atlas, 2010.
SILVA, A. Introdução à pesquisa em ensino de ciências / Ângela Silva.
Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2010.
- Professor: ADA AMELIA SANDERS LOPES
- Professor: ALLBERSON BRUNO DE OLIVEIRA DANTAS
- Professor: EVELINE DE ABREU MENEZES
- Professor: JOBER FERNANDO SOBCZAK
- Professor: JOSERLENE LIMA PINHEIRO
- Professor: CECILIA MARIA LIMA SILVA
- Professor: SAMIRA LOPES DE ALMEIDA
- Professor: VANESSA LÚCIA RODRIGUES NOGUEIRA
- Professor: Antônio Rafael Moreira Camilo
- Professor: SINARA MOTA
- Professor: Francisca Cristiane Nogueira
- Professor: LOURENÇO OCUNI CA
- Professor: LÍVIA PAULIA DIAS RIBEIRO
- Professor: REGILANY PAULO COLARES
- Professor: Viviane Pinho de Oliveira
- Professor: Michella Rita Santos Fonseca
- Professor: ARISTEU ROSENDO PONTES LIMA
- Professor: José Cleiton Sousa dos Santos
- Professor: AURÉLIO WILDSON TEIXEIRA DE NORONHA
Conceito de Embriologia e suas relações com
outras ciências. Tipos de reprodução. Gametogênese, as primeiras semanas do
desenvolvimento embrionário, os períodos embrionário e fetal, os anexos
embrionários. Características gerais dos principais tecidos.
Bibliografia Básica
PERSAUD, T. V. N.; MOORE, K. L.; TORCHIA, M. G. Embriologia básica. 8. ed.
São Paulo: Elsevier, 2013.
JUNQUEIRA, L. C. U. Biologia estrutural dos tecidos. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2005.
ROSS, M. H.; ALMEIDA, J. M.; MUNDIM, F. D. Histologia: textos e atlas em
correlação com biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2008.
- Professor: JOBER FERNANDO SOBCZAK
Estudo da evolução histórica da
astronomia, desde a antiguidade até os dias atuais. Estudo do Sistema Solar, sua
formação e evolução, da evolução estelar e do universo. Estudo dos movimentos
aparente dos astros, das estações do ano e da utilização de calendários. Prática
pedagógica integrando o conhecimento desta componente ao contexto escolar.
Bibliografia Básica
GRANJEIRO, M. L. Tópicos de Astronomia. Apostila com conceitos básicos de
Astronomia. 2016.
HORVATH, J. E. O ABCD da Astronomia e Astrofísica. Livraria da Física. 1. ed.
2008.
RIDPATH, I. Astronomia. Guia ilustrado Zahar. 2. ed. 2008.
- Professor: AURÉLIO WILDSON TEIXEIRA DE NORONHA
Introdução ao estudo dos
microrganismos. Características Gerais dos fungos, bactérias, arqueias, vírus e fungos.
Doenças causadas por microrganismos e principais formas de defesa, proteção e
prevenção. Os microrganismos e suas aplicações na sociedade, biotecnologia e saúde.
Bibliografia Básica
TORTORA, G.J. Microbiologia. 12a. Ed. São Paulo: Artmed, 2017.
DUNLAP; MARTINKO; MADIGAN. Microbiologia De Brock. 14a Edição. Editora:
Artmed. 2016. 1160p
ARLINDO, P. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento
sustentável. São Paulo: Manole, 2005.
- Professor: JOBER FERNANDO SOBCZAK
Teorias psicológicas da
aprendizagem e do desenvolvimento. Processos de aprendizagem e de
desenvolvimento humano: contribuição para o processo educacional. Escola e
construção do conhecimento: as pesquisas no contexto educacional brasileiro e
modelos de intervenção pedagógica em sala de aula.
Bibliografia Básica
COOL, C; PALÁCIOS, J; MACHES. A. Desenvolvimento Psicológico e Educação:
Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004
- Professor: LOURENÇO OCUNI CA