Ementa: Estudo das questões teórico-metodológicas ligadas ao ensino e à
aprendizagem de língua portuguesa nos espaços lusófonos numa perspectiva
produtiva de ensino de língua materna, focalizando questões relacionadas à
oralidade, à leitura e à escrita, bem como à análise linguística e às novas
tecnologias. Orientações oficiais e a prática de ensino. Práticas da
autobiografia docente.
Bibliografia Básica
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação, São Paulo:
Parábola, 2015.
BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna:
letramento,variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.
ROJO, Roxane Helena, R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na
escola. São Paulo: Parábola, 2012.
- Professor: MARIA DE CASTRO DAMÁZIO QUEIROZ
Conceito, objeto e pressupostos teórico-metodológicos da Morfologia.
Conceitos operacionais básicos. Análise mórfica. Estrutura e formação dos
vocábulos: flexão nominal e verbal. Processos de formação de palavras:
derivação e composição. Análise morfológica do português no Brasil. Relações
morfossintáticas. As classes de palavras: critérios que subjazem as definições.
Consciência morfossintática e aprendizagem da leitura e da escrita. Aplicação
dos saberes teóricos-metodológicos para o espaço da sala de aula.
Bibliografia Básica
BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do
Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
CAMARA JR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 47. ed. Petrópolis:
Vozes, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português
contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro, Lexikon, 2008
- Professor: TIAGO MARTINS DA CUNHA
Leitura e discussão de textos em prosa selecionados da literatura brasileira.
Escritas intertextuais. Leituras comparadas. O romance, o conto e a crônica do
século XIX e XX. Implicações para formação de leitores de literatura na escola.
Bibliografia Básica
BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: EDUSP, 2006.
COELHO, Nelly Novaes; VERSIANI, Ivana. Guimarães Rosa : dois estudos.
São Paulo: Quiron, 1975.
NUNES, Benedito. Leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Quiron, 1973.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no
século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
Ementa: Estudo da variação e mudança da língua. Correlação entre variação e
fatores internos ou linguísticos e externos ou extralinguísticos. A pesquisa
variacionista. Variação e padronização linguística. O conceito de norma.
Norma, identidade cultural e preconceito linguístico. Análise e produção de
atividades pedagógicas com foco na heterogeneidade linguística.
Bibliografia Básica
BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo:
Parábola, 2002.
CASTILHO, A. T. A língua falada no ensino do português. 6. ed. São Paulo:
Contexto, 2004.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São
Paulo: Editorial, 2008.
PRETI, D. Sociolinguística: os níveis da fala um estudo sociolinguístico do
diálogo na literatura brasileira. 7. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo,
1994.
- Professor: CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Ementa: Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Cultura e identidades
surdas. História da educação dos surdos. Conceitos das abordagens
educacionais: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Introdução ao
conceito de Educação Bilingue para surdos. O ensino de língua portuguesa
como segunda língua para surdos na perspectiva discursivo-enunciativa da
linguagem. Mapeamento da comunidade surda do contexto social imediato e
produção de estratégias de inclusão.
Bibliografia Básica
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário
enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais. 3. ed. São Paulo:
EDUSP, 2008.
FELIPE, Tanya. A. Libras em contexto: curso básico. Brasília: MEC/SEESP,
2007. GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa
perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997
LACERDA, Cristina B. Feitosa de. A prática pedagógica mediada (também)
pela língua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos. Cad. CEDES,
Campinas, v. 20, n. 50, p. 70-83, abr. 2000. Disponível em: . Acesso em: 23 set.
2016.
QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais
brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
- Professor: RUAN SOUSA DINIZ
Estudo do campo epistemológico da didática: pressupostos teóricos, históricos,
filosóficos e socioculturais. Relação intrínseca entre conhecimento de conteúdo
específico e conhecimento didático de conteúdo no ensino-aprendizagem.
Interações socioafetivas e o agir pedagógico no contexto da sala de aula.
Desafios e possibilidades do campo da didática em ambientes virtuais de
aprendizagem. Planejamento, execução e avaliação do processo de
ensino-aprendizagem. Transposição didática no âmbito do
ensino-aprendizagem da língua portuguesa: práticas de leitura; práticas de
produção de textos; práticas de oralidade e práticas de análise
linguística/semiótica.
Bibliografia Básica:
ABRAMOWICZ, Anete (Org.). Educação como prática da diferença.
Campinas (SP): Autêntica, 2006.
FARIAS, Maria Sabino de (et al). Didática e Docência: aprendendo a
profissão. Fortaleza: Líber Livro, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática
educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
- Professor: Antônio Roberto Xavier
Os afrodescendentes e os contextos ideológicos do final do século XIX. A
Literatura afro-brasileira: formação, conceitos e discussões. Autores do século
XIX. Obras. Os Cadernos Negros. Autores do século XX. Obras. O papel do
conhecimento e da vivência literária na construção de práticas integradoras que
valorizem a multiculturalidade e o respeito em contextos sociais e de
aprendizagem.
Bibliografia
BASTIDE, Roger. Estudos Afro-Brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1983.
CASCUDO, Luis da Câmara. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Itatiaia,
1984.
CHIAVENATO, Julio José. O negro no Brasil: da senzala à guerra do
Paraguai.São Paulo: Brasiliense, 1980.
FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. 30ed. Rio de Janeiro: Record,
1992.
HOBSBAWM, E. J. (org.) A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e
Terra,1997.
- Professor: ANTONIO MARCOS DE SOUSA SILVA