Ementa: Estudo das questões teórico-metodológicas ligadas ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa nos espaços lusófonos numa perspectiva produtiva de ensino de língua materna, focalizando questões relacionadas à oralidade, à leitura e à escrita, bem como à análise linguística e às novas tecnologias. Orientações oficiais e a prática de ensino. Práticas da autobiografia docente. Bibliografia Básica ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação, São Paulo: Parábola, 2015. BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento,variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2011. ROJO, Roxane Helena, R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
Conceito, objeto e pressupostos teórico-metodológicos da Morfologia. Conceitos operacionais básicos. Análise mórfica. Estrutura e formação dos vocábulos: flexão nominal e verbal. Processos de formação de palavras: derivação e composição. Análise morfológica do português no Brasil. Relações morfossintáticas. As classes de palavras: critérios que subjazem as definições. Consciência morfossintática e aprendizagem da leitura e da escrita. Aplicação dos saberes teóricos-metodológicos para o espaço da sala de aula. Bibliografia Básica BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2014. CAMARA JR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 47. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro, Lexikon, 2008
Leitura e discussão de textos em prosa selecionados da literatura brasileira. Escritas intertextuais. Leituras comparadas. O romance, o conto e a crônica do século XIX e XX. Implicações para formação de leitores de literatura na escola. Bibliografia Básica BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: EDUSP, 2006. COELHO, Nelly Novaes; VERSIANI, Ivana. Guimarães Rosa : dois estudos. São Paulo: Quiron, 1975. NUNES, Benedito. Leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Quiron, 1973. RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008
Ementa: Estudo da variação e mudança da língua. Correlação entre variação e fatores internos ou linguísticos e externos ou extralinguísticos. A pesquisa variacionista. Variação e padronização linguística. O conceito de norma. Norma, identidade cultural e preconceito linguístico. Análise e produção de atividades pedagógicas com foco na heterogeneidade linguística. Bibliografia Básica BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002. CASTILHO, A. T. A língua falada no ensino do português. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004. FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Editorial, 2008. PRETI, D. Sociolinguística: os níveis da fala – um estudo sociolinguístico do diálogo na literatura brasileira. 7. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1994.
Ementa: Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. História da educação dos surdos. Conceitos das abordagens educacionais: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Introdução ao conceito de Educação Bilingue para surdos. O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos na perspectiva discursivo-enunciativa da linguagem. Mapeamento da comunidade surda do contexto social imediato e produção de estratégias de inclusão. Bibliografia Básica CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2008. FELIPE, Tanya. A. Libras em contexto: curso básico. Brasília: MEC/SEESP, 2007. GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997 LACERDA, Cristina B. Feitosa de. A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos. Cad. CEDES, Campinas, v. 20, n. 50, p. 70-83, abr. 2000. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2016. QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
Estudo do campo epistemológico da didática: pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e socioculturais. Relação intrínseca entre conhecimento de conteúdo específico e conhecimento didático de conteúdo no ensino-aprendizagem. Interações socioafetivas e o agir pedagógico no contexto da sala de aula. Desafios e possibilidades do campo da didática em ambientes virtuais de aprendizagem. Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Transposição didática no âmbito do ensino-aprendizagem da língua portuguesa: práticas de leitura; práticas de produção de textos; práticas de oralidade e práticas de análise linguística/semiótica. Bibliografia Básica: ABRAMOWICZ, Anete (Org.). Educação como prática da diferença. Campinas (SP): Autêntica, 2006. FARIAS, Maria Sabino de (et al). Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber Livro, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
Os afrodescendentes e os contextos ideológicos do final do século XIX. A Literatura afro-brasileira: formação, conceitos e discussões. Autores do século XIX. Obras. Os Cadernos Negros. Autores do século XX. Obras. O papel do conhecimento e da vivência literária na construção de práticas integradoras que valorizem a multiculturalidade e o respeito em contextos sociais e de aprendizagem. Bibliografia BASTIDE, Roger. Estudos Afro-Brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1983. CASCUDO, Luis da Câmara. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Itatiaia, 1984. CHIAVENATO, Julio José. O negro no Brasil: da senzala à guerra do Paraguai.São Paulo: Brasiliense, 1980. FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. 30ed. Rio de Janeiro: Record, 1992. HOBSBAWM, E. J. (org.) A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1997.