Observação do funcionamento da escola e das interações em sala de aula. Análise de documentos prescritivos e de leis que fundamentam o agir do professor. Construção de instrumentais próprios do ofício do professor. O gênero textual como unidade de ensino da língua. Propostas de intervenção para o ensino da língua portuguesa em atividades de leitura, de produção oral e escrita e de análise linguística na escola. Análise de livros didáticos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.
Análise de documentos e propostas curriculares e suas implicações na produção de artefatos didáticos impressos e digitais de língua portuguesa e de literatura. O livro didático em sala de aula. Produção e análise de material didático a partir das necessidades didático-pedagógicas com base em visões contemporâneas de língua(gem).
Estratégias de leitura e escrita. Edição de textos sob demandas específicas para diferentes suportes e formatos. Prática de revisão de textos; Notação profissional de revisão.
Oralidade: perspectivas teóricas e conceituação. Aspectos específicos da oralidade: elementos linguístico-discursivos para a construção de sentidos de textos orais. Oralidade e Literatura. Oralidade como instrumento e como objeto de ensino-aprendizagem. Estudo das práticas de oralidade e análise das especificidades dos gêneros orais na escola.
Concepções de Letramentos. Letramento digital e Formação de Professores. Práticas sociais de letramento digital na escola e na comunidade. Letramentos marginais e periféricos no universo virtual e suas implicações para práticas pedagógicas integradas às novas tecnologias.