Observação do funcionamento da escola e das interações em sala
de aula. Análise de documentos prescritivos e de leis que fundamentam o agir
do professor. Construção de instrumentais próprios do ofício do professor. O
gênero textual como unidade de ensino da língua. Propostas de intervenção
para o ensino da língua portuguesa em atividades de leitura, de produção oral
e escrita e de análise linguística na escola. Análise de livros didáticos do
Ensino Médio e do Ensino Fundamental.
- Professor: CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Análise de documentos e propostas curriculares e suas implicações
na produção de artefatos didáticos impressos e digitais de língua portuguesa
e de literatura. O livro didático em sala de aula. Produção e análise de
material didático a partir das necessidades didático-pedagógicas com base
em visões contemporâneas de língua(gem).
- Professor: GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA
Estratégias de leitura e escrita. Edição de textos sob demandas
específicas para diferentes suportes e formatos. Prática de revisão de textos;
Notação profissional de revisão.
- Professor: BRENDA KÉSSIA ARRUDA DE SOUSA
- Professor: MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIM
Oralidade: perspectivas teóricas e conceituação. Aspectos
específicos da oralidade: elementos linguístico-discursivos para a construção
de sentidos de textos orais. Oralidade e Literatura. Oralidade como
instrumento e como objeto de ensino-aprendizagem. Estudo das práticas de
oralidade e análise das especificidades dos gêneros orais na escola.
- Professor: ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE
- Professor: MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIM
Concepções de Letramentos. Letramento digital e Formação de
Professores. Práticas sociais de letramento digital na escola e na
comunidade. Letramentos marginais e periféricos no universo virtual e suas
implicações para práticas pedagógicas integradas às novas tecnologias.
- Professor: Antônio Roberto Xavier