Observação do funcionamento da escola e das interações em sala de aula. Análise de documentos prescritivos e de leis que fundamentam o agir do professor. Construção de instrumentais próprios do ofício do professor. O gênero textual como unidade de ensino da língua. Propostas de intervenção para o ensino da língua portuguesa em atividades de leitura, de produção oral e escrita e de análise linguística na escola. Análise de livros didáticos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.
Análise de documentos e propostas curriculares e suas implicações na produção de artefatos didáticos impressos e digitais de língua portuguesa e de literatura. O livro didático em sala de aula. Produção e análise de material didático a partir das necessidades didático-pedagógicas com base em visões contemporâneas de língua(gem).
Estratégias de leitura e escrita. Edição de textos sob demandas específicas para diferentes suportes e formatos. Prática de revisão de textos; Notação profissional de revisão.
Oralidade: perspectivas teóricas e conceituação. Aspectos específicos da oralidade: elementos linguístico-discursivos para a construção de sentidos de textos orais. Oralidade e Literatura. Oralidade como instrumento e como objeto de ensino-aprendizagem. Estudo das práticas de oralidade e análise das especificidades dos gêneros orais na escola.
Concepções de Letramentos. Letramento digital e Formação de Professores. Práticas sociais de letramento digital na escola e na comunidade. Letramentos marginais e periféricos no universo virtual e suas implicações para práticas pedagógicas integradas às novas tecnologias.
Introdução à Linguística Aplicada, objetivos e subáreas de estudo. Linguística Aplicada na formação de professores e implicações no ensino de línguas. Reflexões e discussões acerca do ensino e da aprendizagem de línguas sob o viés da LA no que se refere às metodologias, formação de professores, material didático e políticas linguísticas.
Leitura e discussão de textos dramáticos em língua portuguesa . Escritas intertextuais. Leituras comparadas. Dramaturgia brasileira no século XX-XXI. Implicações para formação de leitores de literatura na escola.
Estudo dos princípios que governam o funcionamento da oração em Língua Portuguesa à luz da sintaxe tradicional, da sintaxe de constituência, da sintaxe de dependência e da perspectiva funcional e suas implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe da língua portuguesa. Aspectos sintáticos do texto: discussão de propostas para o trabalho com o texto em sala de aula. Abordagens da Sintaxe nos materiais didáticos do ensino fundamental e médio.