Análise crítica de documentos prescritivos e de leis que fundamentam o trabalho docente, especialmente a BNCC e o PPP da escola. Estudo de bases teóricas que concebem o texto como unidade de ensino no trabalho com a língua portuguesa. Construção de instrumentais próprios do ofício do professor. Planejamento e prática de atividades de leitura, produção de texto oral e escrito e análise linguística aplicados aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio. Análise de livros didáticos do ensino fundamental e do ensino médio. Construção de material didático alternativo para o ensino da leitura, produção de texto e análise linguística.
Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) através da leitura e análise das obras dos mais representativos autores (as) dos países referidos
Análise crítica da BNCC e os PCNs do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio no âmbito da Língua Portuguesa. As práticas de linguagem em diferentes mídias (impressa, digital e analógica) com foco na leitura. Compreensão leitora. A análise linguística e semiótica integrada à leitura. A leitura como processo mediado pelo professor. Planejamento e elaboração de Projetos integradores de leitura na escola.
Discussão e reflexão acerca dos contextos de multilinguismo e plurilinguismo no Brasil; contextualização de português como língua adicional; discussão e análise de políticas e planejamentos linguísticos em contextos multilíngues e multiculturais. Ensino de Língua Portuguesa para grupos minoritários (indígenas, surdos, imigrantes e refugiados).
Estudo dos diferentes fatores que intervêm na organização textual-discursiva, com ênfase nos aspectos sociocognitivos e interacionais. Conceitos de texto e contexto; coerência e coesão; referenciação e progressão textual; fatores de textualidade; gêneros e sequências textuais; intertextualidade; argumentação. Reconhecimento dos pressupostos da Análise do Discurso francesa e da Análise Crítica do Discurso. Apreensão de noções fundamentais à Análise do Discurso de linha francesa: condições de produção, formação discursiva, formação ideológica, interdiscurso, memória, sujeito e assujeitamento; e da Análise Crítica do Discurso: ordem do discurso, prática discursiva e intersemiótica, hegemonia e relações de poder, significados acionais, representacionais e identificacionais. Aspectos metodológicos da AD e da ACD. Importância das abordagens textuais e discursivas para o ensino de língua portuguesa.
Análise da literatura como linguagem e produto cultural. Estruturas artísticas e novas mídias discursivas. Literatura em meio digital. Literatura e cinema. Literatura e música. Literatura e artes plásticas. Literatura e quadrinhos. Projetos pedagógicos integradores na escola e na comunidade valorizando a literatura, outras artes e mídias contemporâneas.
Estudo da significação das línguas naturais. Semântica histórica: mudança de significado das palavras. Conceitos de polissemia; metonímia e metáfora; mudanças pejorativas e ameliorativas; especialização, ampliação e restrição de significados; tabus linguísticos. Conceitos básicos da semântica vericondicional: sentido, referência e denotação. Estudo dos conteúdos implícitos dos significados das sentenças: implicatura, acarretamento lógico, pressuposição. Abordagens do significado lexical e das relações de sentido: homonímia, polissemia, sinonímia/antonímia, hiponímia/hiperonímia, meronímia. Fronteiras entre Semântica e Pragmática: distinção entre significado da sentença e significado do enunciado. Conteúdos contextuais do significado das enunciações: dêixis, pressuposição, atos de fala, máximas de cooperação, polidez linguística e estrutura conversacional. Aspectos semântico-pragmáticos da linguagem implicados na construção de competências e habilidades no ensino de língua portuguesa