Geologia histórica. Princípios da paleontologia. Processos de fossilização e tipos de fósseis. Diversidade da vida nas eras paleozóica, mesozóica e cenozóica. As grandes extinções em massa. Origem e diversificação dos hominídeos. Evolução da linguagem e cultura.
Princípios, objetivos e conceitos básicos da Educação Ambiental (EA). Documentos Legais Brasileiros para EA. EA como uma Ciência transdisciplinar e como um tema transversal na Escola. Formação de Educadores Ambientais. Temáticas Ambientais aplicadas ao contexto escolar. Educação para Sustentabilidade e Conservação do Meio Ambiente. Educação Ambiental ética e o contexto socioambiental. Cultura e Patrimônio Ambiental. Bibliografia Básica JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2005. PHILIPPI, J.R.A., PELICIONI, M.C.F.(Ed.). Educação ambiental e sustentabilidade. 2a edição, Barueri: Manole, 2014. LEAL, M.C.R. Inovação Curricular? Educadores para uma Sociedade Sustentável. Jundiaí, Paco Editorial: 2013. 192 p. Bibliografia Complementar TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001. CASTRO, R S (orgs). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3ª. edição. São Paulo: Cortez, 2005. DIAS, G. F. Educação Ambiental, princípios e práticas. 9a edição, São Paulo: Editora Gaia Ltda, 2004. SATO, M. e CARVALHO, I. (2005). Educação Ambiental- pesquisa e desafios. Artmed, Porto Alegre.
Vivência de situações concretas no processo ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental. Diagnóstico das escolas do ensino Fundamental (séries finais). Estudo de aspectos de avaliação da escola e do PPP (projeto político pedagógico) da escola. Contato com as escolas e professores de Ciências da rede pública. Discussões sobre temáticas importantes para a formação dos professores de Ciências. Metodologias e estratégias de ensino de Ciências. Observação de sala de aula. Elaboração de projetos de intervenção na escola. Bibliografia Básica PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2012. VEIGA, I. P. A; FONSECA, M. (Org.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. [9. ed.]. Campinas: Papirus, 2015. 256 p. Bibliografia Complementar PIMENTA, S G; LIMA, M S L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 296 p. (Docência em formação. Saberes pedagógicos). LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. VEIGA, I. P. (Org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 113-130. VEIGA, I P A; SILVA, E F da (Org.). A escola mudou: que mude a formação de professores! 3. ed. São Paulo: Papirus, 2014. 138 p. FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
Introdução ao estudo das biomoléculas. Estrutura e Função de Biomoléculas. Princípios metabólicos e de bioenergética. Reações endergônicas e exergônicas. Introdução ao metabolismo de biomoléculas. Evolução do metabolismo: fermentação, respiração, quimiossíntese e fotossíntese. Integração e regulação hormonal do metabolismo dos mamíferos. Principais métodos de estudo das biomoléculas (Proteínas e DNA/RNA). Bibliografia Básica NELSON DL, COX MM. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6a ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. MARZZOCO A, TORRES BB. Bioquímica Básica. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. CHAMPE, P.C., et al. Bioquímica Ilustrada. Champe e Harvey (Eds.). 4a ed. Porto Alegre: ArtMed, 2009.Bibliografia Complementar KOOLMAN, J.; ROHM, K. Bioquímica: texto e atlas. Porto Alegre: ArtMed, 2007. PURVES, W. K.; SADAVA, D.; ORIANS, G. H. et al. Vida: A Ciência da Biologia. Vol. 2, 8a ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. QUEIROZ, J.H. Práticas de Bioquímica. 1a Ed. Ed. UFV, 2007 KOOLMAN, J.; ROHM, K. Bioquímica: texto e atlas. Porto Alegre: ArtMed, 2007. ROBERT, K.; MURRAY, D. K.; GRANNER, E.; VICTOR, W.; RODWELL. Bioquímica Ilustrada. 27a. Ed.; Mc Graw Hill, 2008
Compreender a docência nas escolas nas diversas regiões do Ceará, partindo do debate acerca da interdisciplinaridade e interculturalidade presente no currículo escolar. Analisar os projetos pedagógicos das escolas, considerando como elementos centrais os aspectos relacionados ao currículo, metodologia, planejamento e avaliação escolar. Bibliografia Básica VEIGA, I. P. A. Projeto Pedagógico da Escola: Uma construção possível. 14ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1994. ROSA, C. W.; PEREZ, C.A.S; DRUM, C. Ensino de Física nas Séries Iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre. v. 12, n. 3, p. 1-11, 2007LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: LIBÂNEO, José Carlos (Orgs.). Temas de Pedagogia: Diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. Bibliografia Complementar FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões, Porto Alegre: ArtMed, 1998. LONGHINI, M D; MORA, I M. A natureza do conhecimento científico nas aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Ensino Fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. Campinas, São Paulo: Alínea, 2009. LUCKESI, C C. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e Proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011. VIECHENESKI, J P; LORENZETTI, L; CARLETTO, M R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau. v. 7, n. 3, p. 853-876, set./dez. 2012 FUSARI, J C. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas. Ideias, São Paulo, n. 8, p. 44-59, 1990
Natureza da Luz e o Espectro eletromagnético. Formação de Imagens (espelho e lentes). Instrumentos ópticos. Interferência da luz. Difração. Prática pedagógica integrando o conhecimento desta componente ao contexto escolar. Bibliografia Básica RESNICK, R. Física 4. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2014. xiv, 339 p. ISBN 9788521613688 (broch.). HELOU, R. D. GUALTER, J. B., NEWTON, V. B. Tópicos de Física- Vol. 2 – Termologia, Ondulatória e Óptica. Editora Saraiva. 19º Edição. 2012. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, Roger A. Física IV: ótica e física moderna. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2009. 420 p. ISBN 9788588639355 (broch: v.4). Bibliografia Complementar BAUER, W. WESTFALL, G.D. DIAS, H. Física para Universitários. Vol. 2. Mc Grall Hill. 2013. DEUS, J. D. PIMENTA, M. NORONHA, A. PENA, T. BROGUEIRA, P. Introdução à Física. Coleção Ciência e Técnico. McGrall Hill. 522 p. 1992. HEWITT, P. G. Física Conceitual. Bookman. 816 p. 2019. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica: 4: ótica, relatividade, física quântica. São Paulo: Blucher, 2014. 359 p. (4). ISBN 9788521208037 (v.4). VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 327 p. ISBN 9788570419637 (broch.).
Conceito de Tecnologia: limites e possibilidades. Histórico da tecnologia na Educação. Ferramentas do Google Drive: recursos para uso acadêmico. Novos espaços de atuação do professor e alunos com as tecnologias. Recursos tecnológicos aplicados ao Ensino de Ciências. Uso de aplicativos, sites, softwares, objetos educacionais, repositórios na produção de jogos, vídeo-aulas, material didático, mapas, fluxogramas, modelos didáticos. Bibliografia Básica MAGDALENA, B. C.; COSTA, I. E. T. Internet em sala de aula. Com a palavra os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. TORNAGHI, A. J. C.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 Mar,2014. OROFINO, M. I. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. 176 p. Bibliografia ComplementarDUARTE, M.S.; SHEID, N.M.J. A contribuição das TDICS nos processo de aprender e de ensinar. Ed. CRV, 1a ed., 2020. MORAN, J.M.; MASETTO, M.P; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Ed. Papirus, 2017. SILVA, G.F da. Formação de Professores e as Tecnologias Digitais: a Contextualização da Prática na Aprendizagem. Ed. Paco Editorial, 2020. TAJRA, S.F. Informática na educação: O uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. Ed. Érica, 2018. KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Ed. Papirus, 2007.