A) Ensino Fundamental: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às atividades). A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca. Espaços alternativos de convivência na escola para os estudantes. Projeto Pedagógico da escola. A sala de aula: o professor em observação. O plano de aula e seus objetivos; A estruturação didática da aula; Metodologia de ensino dos conteúdos ministrados; Contextualização dos conteúdos. Interação professor-estudante. Estratégias de aprendizagem; Recursos didáticos empregados pelo professor na transmissão de conhecimentos. Situações-problema para apropriação de saberes e competências depreendidos na aula. Atividades propostas para avaliação de conhecimentos. Outra dinâmica da sala de aula: administração de conflitos. Relatório/etapas: Leitura de referencial teórico. Escrita do diário de observação. Entrevista com o professor. Escrita do relatório. B) Ensino Médio: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às atividades): A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca. Espaços alternativos de convivência na escola para os estudantes. Projeto Pedagógico da escola. A sala de aula: o professor em observação. O plano de aula e seus objetivos. A estruturação didática da aula. Metodologia de ensino dos conteúdos ministrados. Contextualização dos conteúdos. Interação professor-estudante. Estratégias de aprendizagem. Recursos didáticos empregados pelo professor na transmissão de conhecimentos. Situações-problema para apropriação de saberes e competências depreendidos na aula. Atividades propostas para avaliação de conhecimentos. Outra dinâmica da sala de aula: conflitos. Relatório/etapas: Leitura de referencial teórico. Escrita do diário de observação. Entrevista com o professor. Escrita do relatório. B) Ensino Médio: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às atividades): A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca. Espaços alternativos de convivência na escola para o
O contexto sócio-histórico e educacional da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Caracterização da EJA em seus aspectos teórico-metodológicos. A perspectiva Freireana na Educação de Jovens e Adultos. O desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo dos alunos e alunas da EJA. A formação e as competências do educador/a da EJA. A escola e a sala de aula como espaço inclusivo. Desafios e perspectivas atuais para essa modalidade de Educação. Análise/elaboração de propostas curriculares e materiais didáticos para EJA. Práticas Pedagógicas em EJA: a sala de aula como espaço da diversidade.
da Redação da escola à Literatura. Da ideia para a escrita. Técnicas de escrita. A escrita literária. O texto narrativo: O romance, a novela e o conto. A personagem de ficção e o narrador. Temas para a escrita de um texto ficcional. A prática da escrita ficcional.
Análise crítica da BNCC e os PCNs do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio no âmbito da Língua Portuguesa. As práticas de linguagem(impressa, digital e analógica) com foco na produção textual. A análise linguística e semiótica integrada à produção textual. A escrita como processo mediado pelo professor. Planejamento e elaboração de Projetos integradores de produção textual na escola.
Leitura e sociedade: história, práticas e políticas escolares. Leitura e Cognição. Processos sociocognitivos e metacognitivos da aprendizagem da leitura. Papel cognitivo da competência em leitura. Avaliação em leitura.
Contextualização histórica das relações entre Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem em diferentes contextos educacionais. As dimensões afetivo-emocional, socioculturais e cognitivas do desenvolvimento psicológico e suas inter-relações com a aprendizagem socioculturamente situada: fundamentos e dinâmicas. Bibliografia básica BOREL, Jaqueline Fernandes. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento sob a ótica de Piaget, Wallon, Vygotsky e Freire. In. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 08, Vol. 07, pp. 64-71. Agosto de 2019. ISSN: 2448-0959 116 COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2010. VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. Bibliografia complementar QUEIROZ, Elaine de Oliveira Carvalho Moral; VERCELLI, Ligia de Carvalho A. (Ligia de Carvalho Abões) (Org.). Psicologia da educação: múltiplas abordagens. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves. Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. KHOURI, Yvonne G. (Org.). Psicologia escolar. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1984. MACHADO, Adriana Marcondes (Org.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos . [5. ed.]. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010 PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 4. ed. São Paulo: Ed. Casa do Psicólogo, 2010.
Tecnologias digitais na educação, Ciberespaço; web semântica; Inteligência coletiva. Estratégias de leitura e escrita em diversas tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas; Conhecimento e uso do ciberespaço para a mediação do processos interativos com uso de escrita colaborativa (wikis, blogs, drives), mídias digitais (youtube, vimeo, canais de streaming), e redes sociais como espaços de produção e promoção do conhecimento da Língua Portuguesa e de Literatura.