A) Ensino Fundamental: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às atividades). A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca. Espaços alternativos de convivência na escola para os estudantes. Projeto Pedagógico da escola. A sala de aula: o professor em observação. O plano de aula e seus objetivos; A estruturação didática da aula; Metodologia de ensino dos conteúdos ministrados; Contextualização dos conteúdos. Interação professor-estudante. Estratégias de aprendizagem; Recursos didáticos empregados pelo professor na transmissão de conhecimentos. Situações-problema para apropriação de saberes e competências depreendidos na aula. Atividades propostas para avaliação de conhecimentos. Outra dinâmica da sala de aula: administração de conflitos. Relatório/etapas: Leitura de referencial teórico. Escrita do diário de observação. Entrevista com o professor. Escrita do relatório. B) Ensino Médio: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às atividades): A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca. Espaços alternativos de convivência na escola para os estudantes. Projeto Pedagógico da escola. A sala de aula: o professor em observação. O plano de aula e seus objetivos. A estruturação didática da aula. Metodologia de ensino dos conteúdos ministrados. Contextualização dos conteúdos. Interação professor-estudante. Estratégias de aprendizagem. Recursos didáticos empregados pelo professor na transmissão de conhecimentos. Situações-problema para apropriação de saberes e competências depreendidos na aula. Atividades propostas para avaliação de conhecimentos. Outra dinâmica da sala de aula: conflitos. Relatório/etapas: Leitura de referencial teórico. Escrita do diário de observação. Entrevista com o professor. Escrita do relatório. B) Ensino Médio: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às atividades): A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca. Espaços alternativos de convivência na escola para o
O contexto sócio-histórico e educacional da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Caracterização da EJA em seus aspectos teórico-metodológicos. A perspectiva Freireana na Educação de Jovens e Adultos. O desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo dos alunos e alunas da EJA. A formação e as competências do educador/a da EJA. A escola e a sala de aula como espaço inclusivo. Desafios e perspectivas atuais para essa modalidade de Educação. Análise/elaboração de propostas curriculares e materiais didáticos para EJA. Práticas Pedagógicas em EJA: a sala de aula como espaço da diversidade.
da Redação da escola à Literatura. Da ideia para a escrita. Técnicas de escrita. A escrita literária. O texto narrativo: O romance, a novela e o conto. A personagem de ficção e o narrador. Temas para a escrita de um texto ficcional. A prática da escrita ficcional.