A) Ensino Fundamental: Instrumentais do Estágio de Observação
(frequência às atividades). A infraestrutura da escola. Organograma da
escola. A Biblioteca. Espaços alternativos de convivência na escola para os
estudantes. Projeto Pedagógico da escola. A sala de aula: o professor em
observação. O plano de aula e seus objetivos; A estruturação didática da
aula; Metodologia de ensino dos conteúdos ministrados; Contextualização dos
conteúdos. Interação professor-estudante. Estratégias de aprendizagem;
Recursos didáticos empregados pelo professor na transmissão de
conhecimentos. Situações-problema para apropriação de saberes e
competências depreendidos na aula. Atividades propostas para avaliação de
conhecimentos. Outra dinâmica da sala de aula: administração de conflitos.
Relatório/etapas: Leitura de referencial teórico. Escrita do diário de
observação. Entrevista com o professor. Escrita do relatório.
B) Ensino Médio: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às
atividades): A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca.
Espaços alternativos de convivência na escola para os estudantes. Projeto
Pedagógico da escola. A sala de aula: o professor em observação. O plano
de aula e seus objetivos. A estruturação didática da aula. Metodologia de
ensino dos conteúdos ministrados. Contextualização dos conteúdos.
Interação professor-estudante. Estratégias de aprendizagem. Recursos
didáticos empregados pelo professor na transmissão de conhecimentos.
Situações-problema para apropriação de saberes e competências
depreendidos na aula. Atividades propostas para avaliação de
conhecimentos. Outra dinâmica da sala de aula: conflitos. Relatório/etapas:
Leitura de referencial teórico. Escrita do diário de observação. Entrevista com
o professor. Escrita do relatório.
B) Ensino Médio: Instrumentais do Estágio de Observação (frequência às
atividades): A infraestrutura da escola. Organograma da escola. A Biblioteca.
Espaços alternativos de convivência na escola para o
- Professor: CLAUDIA RAMOS CARIOCA
O contexto sócio-histórico e educacional da Educação de Jovens e
Adultos no Brasil. Caracterização da EJA em seus aspectos
teórico-metodológicos. A perspectiva Freireana na Educação de Jovens e
Adultos. O desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo dos alunos e
alunas da EJA. A formação e as competências do educador/a da EJA. A escola e a sala de aula como espaço inclusivo. Desafios e perspectivas atuais
para essa modalidade de Educação. Análise/elaboração de propostas
curriculares e materiais didáticos para EJA. Práticas Pedagógicas em EJA: a
sala de aula como espaço da diversidade.
- Professor: Antônio Roberto Xavier
da Redação da escola à Literatura. Da ideia para a escrita. Técnicas
de escrita. A escrita literária. O texto narrativo: O romance, a novela e o conto.
A personagem de ficção e o narrador. Temas para a escrita de um texto
ficcional. A prática da escrita ficcional.
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
Análise crítica da BNCC e os PCNs do Ensino Fundamental Anos
Finais e Médio no âmbito da Língua Portuguesa. As práticas de
linguagem(impressa, digital e analógica) com foco na produção textual. A
análise linguística e semiótica integrada à produção textual. A escrita como
processo mediado pelo professor. Planejamento e elaboração de Projetos
integradores de produção textual na escola.
- Professor: MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Leitura e sociedade: história, práticas e políticas escolares. Leitura e
Cognição. Processos sociocognitivos e metacognitivos da aprendizagem da leitura.
Papel cognitivo da competência em leitura. Avaliação em leitura.
- Professor: ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE
Contextualização histórica das relações entre Psicologia do
desenvolvimento e da aprendizagem em diferentes contextos educacionais.
As dimensões afetivo-emocional, socioculturais e cognitivas do
desenvolvimento psicológico e suas inter-relações com a aprendizagem
socioculturamente situada: fundamentos e dinâmicas.
Bibliografia básica
BOREL, Jaqueline Fernandes. Psicologia da Aprendizagem e do
Desenvolvimento sob a ótica de Piaget, Wallon, Vygotsky e Freire. In. Revista
Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 08, Vol.
07, pp. 64-71. Agosto de 2019. ISSN: 2448-0959
116
COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual:
aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da
comunicação. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2010.
VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: WMF Martins
Fontes, 2010.
Bibliografia complementar
QUEIROZ, Elaine de Oliveira Carvalho Moral; VERCELLI, Ligia de Carvalho
A. (Ligia de Carvalho Abões) (Org.). Psicologia da educação: múltiplas
abordagens. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves.
Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
KHOURI, Yvonne G. (Org.). Psicologia escolar. São Paulo: Editora
Pedagógica e Universitária, 1984.
MACHADO, Adriana Marcondes (Org.). Psicologia escolar: em busca de
novos rumos . [5. ed.]. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010
PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 4. ed. São
Paulo: Ed. Casa do Psicólogo, 2010.
- Professor: FATIMA MARIA ARAUJO BERTINI
Tecnologias digitais na educação, Ciberespaço; web semântica;
Inteligência coletiva. Estratégias de leitura e escrita em diversas tecnologias
digitais como ferramentas pedagógicas; Conhecimento e uso do ciberespaço
para a mediação do processos interativos com uso de escrita colaborativa
(wikis, blogs, drives), mídias digitais (youtube, vimeo, canais de streaming), e
redes sociais como espaços de produção e promoção do conhecimento da
Língua Portuguesa e de Literatura.
- Professor: GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA