Introdução aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação a Distância.
Apresentação e Ambientação da Sala Aula Virtual Moodle. O Aluno Virtual. Comunidades
Virtuais de Aprendizagem. Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem apoiados pela
Internet. Histórico da Educação a Distância.
Objetivos de aprendizagem:
● Introduzir os fundamentos teóricos e metodológicos da educação a distância e o seu
histórico.
● Apresentar o ambiente da sala aula virtual moodle, o aluno virtual e as comunidades
virtuais.
● Avaliar ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela internet.
Conteúdos:
● Uma Introdução aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação a Distância.
● Apresentação e Ambientação da Sala Aula Virtual Moodle.
● O Aluno Virtual.
● Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
● Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem apoiados pela Internet.
● Histórico da Educação a Distância
- Professor: Paula Marciana Pinheiro de Oliveira
Políticas Públicas Sociais no Brasil e o papel da saúde. Antecedentes do SUS e a luta pela
reforma sanitária brasileira. Bases legais, político-institucionais e técnico-assistenciais do
SUS. Descentralização, federalismo e relações intergovernamentais. Participação e controle
social. Financiamento e distribuição de recursos. Integralidade e Intersetorialidade. Perfil
demográfico e epidemiológico brasileiro/tendências. Avanços e desafios do SUS.
Objetivos de aprendizagem:
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● Proporcionar o desenvolvimento das capacidades necessárias para situar o sistema de
saúde em seu contexto socioeconômico, cultural e político e na sequência histórica das
políticas de saúde no Brasil.
● Conhecer os fundamentos político-ideológicos e técnicos do SUS, e também suas
características como um novo pacto social, um novo modelo de gestão e um novo
arranjo técnico-assistencial.
Conteúdos:
● Políticas Públicas Sociais no Brasil e o papel da saúde.
● Antecedentes do SUS e a luta pela reforma sanitária brasileira.
● Bases legais, político-institucionais e técnico-assistenciais do SUS.
● Descentralização, federalismo e relações intergovernamentais.
● Participação e controle social. Financiamento e distribuição de recursos. Integralidade
e Intersetorialidade.
● Perfil demográfico e epidemiológico brasileiro/tendências.
● Avanços e desafios do SUS.
- Professor: Emanuella Silva Joventino Melo
Elementos, enfoques e usos básicos da vigilância em saúde pública como processo sistemático
de observação de tendências em saúde. Análise e avaliação de necessidades de saúde.
Sistemas de vigilância, sua relação com os programas de controle e planejamento e avaliação
dos serviços de saúde.
Objetivos de aprendizagem:
● Discutir a importância da vigilância em saúde como eixo norteador do conhecimento,
do fazer e da avaliação do processo de trabalho em saúde.
● Investigar as condições de vida e saúde das famílias com enfoque nas áreas
epidemiológica, sanitária e ambiental. Valorizar o instrumental básico da
epidemiologia como facilitador da promoção da saúde das famílias.
● Construir indicadores de saúde que contribuam no controle e na avaliação dos fatores
de risco epidemiológicos, sanitários e ambientais.
Conteúdos:
● Vigilância em saúde como eixo norteador do conhecimento, do fazer e da avaliação do
processo de trabalho em saúde. Condições de vida e saúde das famílias com enfoque
nas áreas epidemiológica, sanitária e ambiental.
● Ferramentas básicas da epidemiologia e aplicação no planejamento e avaliação do
processo de trabalho em atenção básica.
● Indicadores de saúde como mecanismo de controle do trabalho em atenção básica.
Fatores de risco epidemiológicos, sanitários e ambientais.
● Relações entre ambiente, processo de saúde-doença e desenvolvimento sustentável.
- Professor: ALANA SANTOS MONTE
- Professor: ALANA SANTOS MONTE
Gestão do sistema municipal de saúde. Planejamento e gestão governamental. A gestão
financeira da política de saúde. Gestão do acesso regionalizado aos serviços de média e alta
complexidade. Gestão participativa. Organização dos sistemas locais de saúde. Gestão em
saúde no cotidiano das unidades básicas: eixo primário. Gestão em saúde no cotidiano das
unidades básicas: eixo de apoio. Controle social e ações intersetoriais no sistema local de
saúde. Avaliação em Saúde. Técnicas e instrumentos para avaliação. Avaliação para melhoria
da qualidade da saúde da família.
Objetivos de aprendizagem:
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● Compreender a gestão do sistema municipal de saúde em suas atividades mais
relevantes;
● Conhecer e aplicar conceitos e processos relacionados à gestão em saúde, suas
operações de funcionamento e de trabalho em equipe, no cotidiano das UBS e ESF;
● Aproximar-se dos conceitos e técnicas de avaliação em saúde.
Conteúdos:
● Gestão do sistema municipal de saúde:
- Planejamento e Gestão Governamental
- A gestão financeira da política de saúde
- Gestão do Acesso Regionalizado aos Serviços de Média e Alta Complexidade
- A Gestão participativa
● Gestão local em saúde:
- Organização dos Sistemas Locais de Saúde
- Gestão em Saúde no Cotidiano das Unidades Básicas: Eixo Primário
- Gestão em Saúde no Cotidiano das Unidades Básicas: Eixo de Apoio
- Controle Social e Ações Intersetoriais no Sistema Local de Saúde.
● Avaliação em sistemas locais de saúde:
- Avaliação em Saúde
- Questões da avaliação.
- Técnicas e Instrumentos Para Avaliação
- Avaliação para Melhoria da Qualidade da Saúde da Família
- Professor: STELLA MAIA BARBOSA
Noções sobre pesquisa e pensamento científico. Apresentação inicial dos Métodos de
pesquisa. Tipos de estudo/pesquisa. Objetos e objetivos de pesquisa. Etapas de um projeto de
pesquisa.
Objetivos de aprendizagem:
● Conhecer a importância do pensamento científico.
● Identificar as etapas do método científico e as formas de desenvolvimento de projetos
de pesquisa.
● Desenvolver pensamento científico.
● Reconhecer a importância da pesquisa como ferramenta fundamental para a melhoria
da qualidade da atenção à saúde.
● Desenvolver elementos base para elaboração da Introdução, objetivo e método de
pesquisa.
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Conteúdos:
● Conceitos fundamentais e estrutura do projeto de pesquisa.
● Elaboração de projetos de pesquisa.
● Etapas do projeto de pesquisa.
● A formulação do projeto de pesquisa e de planos de intervenção em saúde.
● Aspectos éticos relacionados à pesquisa em saúde.
● Normas da ABNT e sua utilização na pesquisa científica.
- Professor: Paula Marciana Pinheiro de Oliveira