null
Introdução aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação a Distância. Apresentação e Ambientação da Sala Aula Virtual Moodle. O Aluno Virtual. Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem apoiados pela Internet. Histórico da Educação a Distância. Objetivos de aprendizagem: ● Introduzir os fundamentos teóricos e metodológicos da educação a distância e o seu histórico. ● Apresentar o ambiente da sala aula virtual moodle, o aluno virtual e as comunidades virtuais. ● Avaliar ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela internet. Conteúdos: ● Uma Introdução aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação a Distância. ● Apresentação e Ambientação da Sala Aula Virtual Moodle. ● O Aluno Virtual. ● Comunidades Virtuais de Aprendizagem. ● Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem apoiados pela Internet. ● Histórico da Educação a Distância
Políticas Públicas Sociais no Brasil e o papel da saúde. Antecedentes do SUS e a luta pela reforma sanitária brasileira. Bases legais, político-institucionais e técnico-assistenciais do SUS. Descentralização, federalismo e relações intergovernamentais. Participação e controle social. Financiamento e distribuição de recursos. Integralidade e Intersetorialidade. Perfil demográfico e epidemiológico brasileiro/tendências. Avanços e desafios do SUS. Objetivos de aprendizagem: 40 ● Proporcionar o desenvolvimento das capacidades necessárias para situar o sistema de saúde em seu contexto socioeconômico, cultural e político e na sequência histórica das políticas de saúde no Brasil. ● Conhecer os fundamentos político-ideológicos e técnicos do SUS, e também suas características como um novo pacto social, um novo modelo de gestão e um novo arranjo técnico-assistencial. Conteúdos: ● Políticas Públicas Sociais no Brasil e o papel da saúde. ● Antecedentes do SUS e a luta pela reforma sanitária brasileira. ● Bases legais, político-institucionais e técnico-assistenciais do SUS. ● Descentralização, federalismo e relações intergovernamentais. ● Participação e controle social. Financiamento e distribuição de recursos. Integralidade e Intersetorialidade. ● Perfil demográfico e epidemiológico brasileiro/tendências. ● Avanços e desafios do SUS.
Elementos, enfoques e usos básicos da vigilância em saúde pública como processo sistemático de observação de tendências em saúde. Análise e avaliação de necessidades de saúde. Sistemas de vigilância, sua relação com os programas de controle e planejamento e avaliação dos serviços de saúde. Objetivos de aprendizagem: ● Discutir a importância da vigilância em saúde como eixo norteador do conhecimento, do fazer e da avaliação do processo de trabalho em saúde. ● Investigar as condições de vida e saúde das famílias com enfoque nas áreas epidemiológica, sanitária e ambiental. Valorizar o instrumental básico da epidemiologia como facilitador da promoção da saúde das famílias. ● Construir indicadores de saúde que contribuam no controle e na avaliação dos fatores de risco epidemiológicos, sanitários e ambientais. Conteúdos: ● Vigilância em saúde como eixo norteador do conhecimento, do fazer e da avaliação do processo de trabalho em saúde. Condições de vida e saúde das famílias com enfoque nas áreas epidemiológica, sanitária e ambiental. ● Ferramentas básicas da epidemiologia e aplicação no planejamento e avaliação do processo de trabalho em atenção básica. ● Indicadores de saúde como mecanismo de controle do trabalho em atenção básica. Fatores de risco epidemiológicos, sanitários e ambientais. ● Relações entre ambiente, processo de saúde-doença e desenvolvimento sustentável.
Gestão do sistema municipal de saúde. Planejamento e gestão governamental. A gestão financeira da política de saúde. Gestão do acesso regionalizado aos serviços de média e alta complexidade. Gestão participativa. Organização dos sistemas locais de saúde. Gestão em saúde no cotidiano das unidades básicas: eixo primário. Gestão em saúde no cotidiano das unidades básicas: eixo de apoio. Controle social e ações intersetoriais no sistema local de saúde. Avaliação em Saúde. Técnicas e instrumentos para avaliação. Avaliação para melhoria da qualidade da saúde da família. Objetivos de aprendizagem: 43 ● Compreender a gestão do sistema municipal de saúde em suas atividades mais relevantes; ● Conhecer e aplicar conceitos e processos relacionados à gestão em saúde, suas operações de funcionamento e de trabalho em equipe, no cotidiano das UBS e ESF; ● Aproximar-se dos conceitos e técnicas de avaliação em saúde. Conteúdos: ● Gestão do sistema municipal de saúde: - Planejamento e Gestão Governamental - A gestão financeira da política de saúde - Gestão do Acesso Regionalizado aos Serviços de Média e Alta Complexidade - A Gestão participativa ● Gestão local em saúde: - Organização dos Sistemas Locais de Saúde - Gestão em Saúde no Cotidiano das Unidades Básicas: Eixo Primário - Gestão em Saúde no Cotidiano das Unidades Básicas: Eixo de Apoio - Controle Social e Ações Intersetoriais no Sistema Local de Saúde. ● Avaliação em sistemas locais de saúde: - Avaliação em Saúde - Questões da avaliação. - Técnicas e Instrumentos Para Avaliação - Avaliação para Melhoria da Qualidade da Saúde da Família
Noções sobre pesquisa e pensamento científico. Apresentação inicial dos Métodos de pesquisa. Tipos de estudo/pesquisa. Objetos e objetivos de pesquisa. Etapas de um projeto de pesquisa. Objetivos de aprendizagem: ● Conhecer a importância do pensamento científico. ● Identificar as etapas do método científico e as formas de desenvolvimento de projetos de pesquisa. ● Desenvolver pensamento científico. ● Reconhecer a importância da pesquisa como ferramenta fundamental para a melhoria da qualidade da atenção à saúde. ● Desenvolver elementos base para elaboração da Introdução, objetivo e método de pesquisa. 45 Conteúdos: ● Conceitos fundamentais e estrutura do projeto de pesquisa. ● Elaboração de projetos de pesquisa. ● Etapas do projeto de pesquisa. ● A formulação do projeto de pesquisa e de planos de intervenção em saúde. ● Aspectos éticos relacionados à pesquisa em saúde. ● Normas da ABNT e sua utilização na pesquisa científica.