Conceito, objeto e pressupostos teórico-metodológicos da Morfologia. Conceitos operacionais básicos. Análise mórfica. Estrutura e formação dos vocábulos: flexão nominal e verbal. Processos de formação de palavras: derivação e composição. Análise morfológica do português no Brasil. Relações morfossintáticas. As classes de palavras: critérios que subjazem as definições. Consciência morfossintática e aprendizagem da leitura e da escrita. Aplicação dos saberes teóricos-metodológicos para o espaço da sala de aula. Bibliografia Básica BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2014. CAMARA JR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 47. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro, Lexikon, 2008
Estudo dos princípios que governam o funcionamento da oração em Língua Portuguesa à luz da sintaxe tradicional, da sintaxe de constituência, da sintaxe de dependência e da perspectiva funcional e suas implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe da língua portuguesa. Aspectos sintáticos do texto: discussão de propostas para o trabalho com o texto em sala de aula. Abordagens da Sintaxe nos materiais didáticos do ensino fundamental e médio.
Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) através da leitura e análise das obras dos mais representativos autores (as) dos países referidos
Nesta disciplina, os estudantes conhecerão o universo acadêmico a partir da mobilização de diferentes competências, tais como: a utilização diversificada da linguagem em gêneros orais e escritos; o desenvolvimento da criatividade desenvolvida pela curiosidade intelectual; e trabalho em grupo com foco no desenvolvimento do protagonismo discente. Temos como objetivo desenvolver a leitura e a produção textual de diferentes gêneros acadêmicos, a saber: esquema textual, fichamento, resumo científico, resenha crítica, memorial acadêmico, artigo científico, relatório de pesquisa, projeto de pesquisa além de Relato de Experiência. Bibliografia Básica GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. MACHADO, Anna Rachel (Org.). Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. ______. Resumo. São Paulo: Parábola, 2015