A) Ensino Fundamental: As obras literárias e suas adaptações para outras linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura. Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório. B)Ensino Médio: As obras literárias e suas adaptações para outras linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura. Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório.
Estudo da história sociopolítica da língua portuguesa. A história da formação do português brasileiro e a influência das línguas de substrato e de superestrato. Colonização linguística. Construção de bases sócio históricas para uma discussão em torno do racismo linguístico. Estudo dos processos de mudança fonética, fonológica, morfológica, lexical e sintática durante a evolução do latim para o português. Estudo dos acontecimentos políticos, sociais e culturais que motivaram a variedade do português no mundo e no Brasil. Decolonização do ensino e análise de material didático. Contribuição da História da Língua Portuguesa para a construção de um ensino decolonial.
A literatura como registro da cultura popular: possibilidades e implicações; Diversidade cultural brasileira. Os regionalismos brasileiros. As manifestações culturais locais; Os escritores Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Darcy Ribeiro, Ariano Suassuna, Lins do Rego, Mario de Andrade e a produção literária regional.
Elaboração do projeto para a produção de gênero acadêmico/pedagógico referente ao trabalho de conclusão de curso. Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica no Brasil. Sistema Escolar Brasileiro: aspecto histórico, legal e administrativo. Política Educacional Brasileira. As leis de diretrizes e bases da educação nacional. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96. Análise histórico-crítica das Políticas e Principais Reformas Educacionais. Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Análise crítica da BNCC e os PCNs do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio no âmbito da Língua Portuguesa. As práticas de linguagem com foco na oralidade. As especificidades do processo de ensino e aprendizagem da oralidade. A análise linguística e semiótica integrada à oralidade. Planejamento e elaboração de Projetos integradores na escola com vistas ao desenvolvimento da oralidade.