A) Ensino Fundamental: As obras literárias e suas adaptações para outras
linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto
literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática
específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura.
Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula
de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de
ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório.
B)Ensino Médio: As obras literárias e suas adaptações para outras
linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto
literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática
específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura.
Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula
de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de
ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório.
- Professor: BRENDA KÉSSIA ARRUDA DE SOUSA
- Professor: CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Estudo da história sociopolítica da língua portuguesa. A história da
formação do português brasileiro e a influência das línguas de substrato e de
superestrato. Colonização linguística. Construção de bases sócio históricas
para uma discussão em torno do racismo linguístico. Estudo dos processos
de mudança fonética, fonológica, morfológica, lexical e sintática durante a
evolução do latim para o português. Estudo dos acontecimentos políticos,
sociais e culturais que motivaram a variedade do português no mundo e no
Brasil. Decolonização do ensino e análise de material didático. Contribuição
da História da Língua Portuguesa para a construção de um ensino decolonial.
- Professor: ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE
A literatura como registro da cultura popular: possibilidades e
implicações; Diversidade cultural brasileira. Os regionalismos brasileiros. As
manifestações culturais locais; Os escritores Guimarães Rosa, Euclides da
Cunha, Darcy Ribeiro, Ariano Suassuna, Lins do Rego, Mario de Andrade e a
produção literária regional.
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
Elaboração do projeto para a produção de gênero
acadêmico/pedagógico referente ao trabalho de conclusão de curso. Normas
da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
- Professor: MÁRIO ALEXANDRE GARCIA LOPES
- Professor: ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE
- Professor: Antonio Barbosa Alves de Araújo
- Professor: IZABEL CRISTINA DOS SANTOS TEIXEIRA
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
- Professor: MARIA DE CASTRO DAMÁZIO QUEIROZ
- Professor: Marney Eduardo Ferreira Cruz
- Professor: JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS
- Professor: BRENDA KÉSSIA ARRUDA DE SOUSA
- Professor: JOSERLENE LIMA PINHEIRO
- Professor: Assuério Marcos
- Professor: ANTONIO MARCOS DE SOUSA SILVA
- Professor: FATIMA MARIA ARAUJO BERTINI
- Professor: GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA
- Professor: MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
- Professor: ANTENOR TEIXEIRA DE ALMEIDA JUNIOR
- Professor: Mileide Terres de Oliveira
- Professor: Antônio Roberto Xavier
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica no Brasil. Sistema
Escolar Brasileiro: aspecto histórico, legal e administrativo. Política
Educacional Brasileira. As leis de diretrizes e bases da educação nacional. A
nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96. Análise
histórico-crítica das Políticas e Principais Reformas Educacionais. Ensino
Fundamental II e Ensino Médio.
- Professor: MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Análise crítica da BNCC e os PCNs do Ensino Fundamental Anos
Finais e Médio no âmbito da Língua Portuguesa. As práticas de linguagem
com foco na oralidade. As especificidades do processo de ensino e
aprendizagem da oralidade. A análise linguística e semiótica integrada à
oralidade. Planejamento e elaboração de Projetos integradores na escola com
vistas ao desenvolvimento da oralidade.
- Professor: MARIA DE CASTRO DAMÁZIO QUEIROZ