A) Ensino Fundamental: As obras literárias e suas adaptações para outras
linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto
literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática
específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura.
Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula
de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de
ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório.
B)Ensino Médio: As obras literárias e suas adaptações para outras
linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto
literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática
específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura.
Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula
de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de
ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório.
- Professor: BRENDA KÉSSIA ARRUDA DE SOUSA
- Professor: CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Estudo da história sociopolítica da língua portuguesa. A história da
formação do português brasileiro e a influência das línguas de substrato e de
superestrato. Colonização linguística. Construção de bases sócio históricas
para uma discussão em torno do racismo linguístico. Estudo dos processos
de mudança fonética, fonológica, morfológica, lexical e sintática durante a
evolução do latim para o português. Estudo dos acontecimentos políticos,
sociais e culturais que motivaram a variedade do português no mundo e no
Brasil. Decolonização do ensino e análise de material didático. Contribuição
da História da Língua Portuguesa para a construção de um ensino decolonial.
- Professor: ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE
A literatura como registro da cultura popular: possibilidades e
implicações; Diversidade cultural brasileira. Os regionalismos brasileiros. As
manifestações culturais locais; Os escritores Guimarães Rosa, Euclides da
Cunha, Darcy Ribeiro, Ariano Suassuna, Lins do Rego, Mario de Andrade e a
produção literária regional.
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
Elaboração do projeto para a produção de gênero
acadêmico/pedagógico referente ao trabalho de conclusão de curso. Normas
da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
- Professor: MÁRIO ALEXANDRE GARCIA LOPES
- Professor: ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE
- Professor: Antonio Barbosa Alves de Araújo
- Professor: IZABEL CRISTINA DOS SANTOS TEIXEIRA
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
- Professor: MARIA DE CASTRO DAMÁZIO QUEIROZ
- Professor: Marney Eduardo Ferreira Cruz
- Professor: JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS
- Professor: BRENDA KÉSSIA ARRUDA DE SOUSA
- Professor: JOSERLENE LIMA PINHEIRO
- Professor: Assuério Marcos
- Professor: ANTONIO MARCOS DE SOUSA SILVA
- Professor: FATIMA MARIA ARAUJO BERTINI
- Professor: GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA
- Professor: MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
- Professor: ANTENOR TEIXEIRA DE ALMEIDA JUNIOR
- Professor: Mileide Terres de Oliveira
- Professor: Antônio Roberto Xavier
Conceito, objeto e pressupostos teórico-metodológicos da Morfologia.
Conceitos operacionais básicos. Análise mórfica. Estrutura e formação dos
vocábulos: flexão nominal e verbal. Processos de formação de palavras:
derivação e composição. Análise morfológica do português no Brasil. Relações
morfossintáticas. As classes de palavras: critérios que subjazem as definições.
Consciência morfossintática e aprendizagem da leitura e da escrita. Aplicação
dos saberes teóricos-metodológicos para o espaço da sala de aula.
Bibliografia Básica
BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do
Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
CAMARA JR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 47. ed. Petrópolis:
Vozes, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português
contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro, Lexikon, 2008
- Professor: TIAGO MARTINS DA CUNHA
Estudo dos princípios que governam o funcionamento da oração em
Língua Portuguesa à luz da sintaxe tradicional, da sintaxe de constituência, da
sintaxe de dependência e da perspectiva funcional e suas implicações
pedagógicas para o ensino de sintaxe da língua portuguesa. Aspectos
sintáticos do texto: discussão de propostas para o trabalho com o texto em
sala de aula. Abordagens da Sintaxe nos materiais didáticos do ensino
fundamental e médio.
- Professor: TIAGO MARTINS DA CUNHA
Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Angola,
Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) através da
leitura e análise das obras dos mais representativos autores (as) dos países
referidos
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO