Conceito, objeto e pressupostos teórico-metodológicos da Morfologia.
Conceitos operacionais básicos. Análise mórfica. Estrutura e formação dos
vocábulos: flexão nominal e verbal. Processos de formação de palavras:
derivação e composição. Análise morfológica do português no Brasil. Relações
morfossintáticas. As classes de palavras: critérios que subjazem as definições.
Consciência morfossintática e aprendizagem da leitura e da escrita. Aplicação
dos saberes teóricos-metodológicos para o espaço da sala de aula.
Bibliografia Básica
BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do
Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
CAMARA JR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 47. ed. Petrópolis:
Vozes, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português
contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro, Lexikon, 2008
- Professor: TIAGO MARTINS DA CUNHA
Estudo dos princípios que governam o funcionamento da oração em
Língua Portuguesa à luz da sintaxe tradicional, da sintaxe de constituência, da
sintaxe de dependência e da perspectiva funcional e suas implicações
pedagógicas para o ensino de sintaxe da língua portuguesa. Aspectos
sintáticos do texto: discussão de propostas para o trabalho com o texto em
sala de aula. Abordagens da Sintaxe nos materiais didáticos do ensino
fundamental e médio.
- Professor: TIAGO MARTINS DA CUNHA
Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Angola,
Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) através da
leitura e análise das obras dos mais representativos autores (as) dos países
referidos
- Professor: ANDREA CRISTINA MURARO
Nesta disciplina, os estudantes conhecerão o universo acadêmico a partir da
mobilização de diferentes competências, tais como: a utilização diversificada da
linguagem em gêneros orais e escritos; o desenvolvimento da criatividade
desenvolvida pela curiosidade intelectual; e trabalho em grupo com foco no
desenvolvimento do protagonismo discente. Temos como objetivo desenvolver
a leitura e a produção textual de diferentes gêneros acadêmicos, a saber:
esquema textual, fichamento, resumo científico, resenha crítica, memorial
acadêmico, artigo científico, relatório de pesquisa, projeto de pesquisa além de
Relato de Experiência.
Bibliografia Básica
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo:
Atlas, 2010.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São
Paulo: Cortez, 2006.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na
universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
MACHADO, Anna Rachel (Org.). Resenha. São Paulo: Parábola Editorial,
2014.
______. Resumo. São Paulo: Parábola, 2015
- Professor: GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA