Articulação entre conteúdos de
Física e de Química. A disciplina trata-se de apresentação de seminários pelos alunos
trazendo sua visão integrada dos conteúdos aprendidos no período formativo e sua
percepção quanto a sua formação docente, em forma de debates.
Bibliografia Básica
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
DE CARVALHO, A.M.P.; GIL, P.D. Formação de Professores de Ciências:
Tendências e Inovações. São Paulo: Cortez, 10ª Edição, 2011.
FAZENDA, I. Práticas Interdisciplinares na Escola. 13a Ed. São Paulo: Cortez, 2013
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Bibliografia Complementar
VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em
materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2012. 327 p. ISBN 9788570419637 (broch.).
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências:
fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BIZZO, N. Como Eu Ensino - Pensamento Científico - a Natureza da Ciência No
Ensino Fundamental. Editora Melhoramentos, 1ª ed., 2012.
LEITE, S. Q. M. Práticas experimentais investigativas em ensino de ciências: caderno
de experimentos de física, química e biologia-espaços de educação não-formalreflexões sobre o ensino de ciências. 1a. Edição. Vitória: Editora IFES, 2012.
Disponível em
.
WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de Ciências
Artmed, 2ª Ed. 2010.
- Professor: LÍVIA PAULIA DIAS RIBEIRO