A) Ensino Fundamental: As obras literárias e suas adaptações para outras linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura. Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório. B)Ensino Médio: As obras literárias e suas adaptações para outras linguagens (BNCC): conteúdos. O livro didático sistematizado. O objeto literário (adaptado ou não) a ser trabalhado em sala de aula. A didática específica da literatura na sala de aula. Planejamento das aulas de literatura. Elaboração de Plano de curso para abordagem em Literatura. O plano de aula de literatura. Metodologia para a Regência em Literatura (procedimentos de ensino, recursos didáticos e critérios de avaliação). A escrita do Relatório.
Estudo da história sociopolítica da língua portuguesa. A história da formação do português brasileiro e a influência das línguas de substrato e de superestrato. Colonização linguística. Construção de bases sócio históricas para uma discussão em torno do racismo linguístico. Estudo dos processos de mudança fonética, fonológica, morfológica, lexical e sintática durante a evolução do latim para o português. Estudo dos acontecimentos políticos, sociais e culturais que motivaram a variedade do português no mundo e no Brasil. Decolonização do ensino e análise de material didático. Contribuição da História da Língua Portuguesa para a construção de um ensino decolonial.
A literatura como registro da cultura popular: possibilidades e implicações; Diversidade cultural brasileira. Os regionalismos brasileiros. As manifestações culturais locais; Os escritores Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Darcy Ribeiro, Ariano Suassuna, Lins do Rego, Mario de Andrade e a produção literária regional.
Elaboração do projeto para a produção de gênero acadêmico/pedagógico referente ao trabalho de conclusão de curso. Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Conceito, objeto e pressupostos teórico-metodológicos da Morfologia. Conceitos operacionais básicos. Análise mórfica. Estrutura e formação dos vocábulos: flexão nominal e verbal. Processos de formação de palavras: derivação e composição. Análise morfológica do português no Brasil. Relações morfossintáticas. As classes de palavras: critérios que subjazem as definições. Consciência morfossintática e aprendizagem da leitura e da escrita. Aplicação dos saberes teóricos-metodológicos para o espaço da sala de aula. Bibliografia Básica BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2014. CAMARA JR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 47. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro, Lexikon, 2008
Estudo dos princípios que governam o funcionamento da oração em Língua Portuguesa à luz da sintaxe tradicional, da sintaxe de constituência, da sintaxe de dependência e da perspectiva funcional e suas implicações pedagógicas para o ensino de sintaxe da língua portuguesa. Aspectos sintáticos do texto: discussão de propostas para o trabalho com o texto em sala de aula. Abordagens da Sintaxe nos materiais didáticos do ensino fundamental e médio.
Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) através da leitura e análise das obras dos mais representativos autores (as) dos países referidos