Ementa: Territorialização. Agenda compartilhada. Visita domiciliar. Acolhimento com classificação de risco. Trabalho em equipe. Projeto terapêutico singular. Objetivo de aprendizagem: ● Introduzir as ferramentas de processo de trabalho e organização das equipes de saúde da família (cartografia/territorialização, agenda compartilhada, visita domiciliar, acolhimento, reunião de equipe, Projeto Terapêutico Singular, entre outros), identificando e refletindo sobre as dimensões da organização do Trabalho, bem como da educação para o trabalho. 48 Conteúdos: ● Cartografia/territorialização ● Agenda compartilhada ● Visita domiciliar ● Acolhimento ● Reunião de equipe ● Projeto Terapêutico Singular
Ementa: Cuidado ao usuário com transtornos mentais. Saúde mental disciplina transversal. Conceitos sobre saúde mental e doença mental. Histórico da loucura e do processo de implantação da Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental vigente no SUS. Medicalização da saúde mental. Qualificação da rede de atenção à saúde mental. Articulação intersetorial e em rede de saúde para o cuidado em saúde mental. Componentes da Rede de Atenção Psicossocial. Uso de álcool e outras drogas no Brasil: epidemiologia, política e legislação. Atenção ao usuário de crack, álcool e outras drogas considerando a realidade locorregional. Objetivos de aprendizagem: ● Discutir acerca do modelo de atenção à saúde mental, do olhar sobre a clínica, buscando qualificar o cuidado ao usuário com transtornos mentais; debater sobre a medicalização da saúde mental; ● Ofertar ferramentas para a qualificação da rede e articulação do cuidado em saúde mental (intra e intersetorialidade - apoio matricial, projeto terapêutico singular, escuta e vínculo, entre outros), fomentando a organização de fluxos de atendimento na Rede de Atenção Psicossocial; ● Oferecer ferramentas e conhecimentos para a atenção ao usuário de crack, álcool e outras drogas, considerando a realidade locorregional. Conteúdos: ● Cuidado ao usuário com transtornos mentais ● Medicalização da saúde mental ● Ferramentas para a qualificação da rede e articulação do cuidado em saúde mental (intra e intersetorialidade) ● Ferramentas e conhecimentos para a atenção ao usuário de crack, álcool e outras drogas, considerando a realidade locorregional.
Ementa: História dos povos africanos na África e nas Américas. Epidemiologia da saúde da população negra no Brasil. Marco legal da militância em saúde da população negra. Qualidade do cuidado e redução das iniquidades em saúde. Racismo estrutural e institucional. Cultura e práticas tradicionais de saúde da população negra. Política de saúde para a população negra. Objetivos de aprendizagem: ● Estabelecer as estratégias, os indicadores e as metas que orientará a intervenção no Sistema Único de Saúde no processo de enfrentamento das iniquidades e desigualdades em saúde com enfoque na abordagem étnico-racial. 51 ● Garantir e ampliar o acesso da população negra residente em áreas urbanas, do campo e da floresta às ações e aos serviços de saúde; ● Incluir o tema étnico-racial, nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social; ● Garantir a utilização do quesito cor na produção de informações epidemiológicas para a definição de prioridades e tomada de decisão; ● Identificar as necessidades de saúde da população negra e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades. ● Analisar a política nacional de saúde integral da população negra e seus conceitos; ● Refletir sobre as maneiras de enfrentamento do racismo através das práticas do Cuidar. Conteúdos: ● A construção do ser negro e sua importância na saúde e na doença ● Morbidade e mortalidade do povo negro ● Política nacional de saúde integral da população negra e sua implementação ● Racismo como determinante social das condições de saúde da população brasileira ● Efeitos do racismo no processo de cuidar individual e coletivo ● Cultura e práticas tradicionais de saúde da população negra
Ementa: Identificação e epidemiologia das populações vulneráveis. Vulnerabilidade/inclusão/exclusão social. Vulnerabilidades e seus impactos nos grupos humanos. O Direito à Saúde da população Vulnerável. Assistência à Saúde em cenários específicos. Saúde da população privada de liberdade. Saúde da população LGBTQIAPN+. Saúde da população negra, indígena e quilombola. Saúde da População com deficiência. Saúde da população em situação de rua. Implicações éticas da pesquisa com populações vulneráveis. Objetivos de aprendizagem: Analisar e conhecer o conceito de vulnerabilidade, os grupos populacionais e suas características, além dos termos relacionados e apresentação das Políticas de Saúde. Conhecer algumas especificidades de cada população vulnerável. Conteúdos: ● Conceito, classificação, termos relacionados, assistência e políticas públicas em saúde que envolvem a(s) pessoa(s): - com deficiência; 53 - negras; - LGBTQIAPN+; - quilombolas; - indígenas; - de rua; - privadas de liberdade.
Ementa: Busca de informações de eficácia, segurança, comodidade e custo de medicamentos. Uso racional de medicamentos. Seleção de grupos de medicamentos. Objetivo terapêutico. Boas práticas de prescrição. Objetivos de aprendizagem: ● Discutir a Política de Saúde quanto ao uso dos medicamentos ● Conhecer os desafios e perspectivas da farmacoepidemiologia; farmacovigilância; farmacoeconomia no âmbito da estratégia de saúde da família. ● Analisar os aspectos práticos da prescrição e dispensação de medicamentos. Conteúdos: ● Panorama nacional do uso racional de medicamentos; ● Adesão ao tratamento medicamentoso; ● Consequências do uso irracional dos medicamentos; ● Barreiras para a utilização racional de medicamentos; ● Estratégias para o uso racional de medicamentos; ● Farmacoepidemiologia, farmacovigilância, farmacoeconomia; ● Prescrição e dispensação de medicamentos na atenção básica.