Ementa:
Territorialização. Agenda compartilhada. Visita domiciliar. Acolhimento com classificação de
risco. Trabalho em equipe. Projeto terapêutico singular.
Objetivo de aprendizagem:
● Introduzir as ferramentas de processo de trabalho e organização das equipes de saúde
da família (cartografia/territorialização, agenda compartilhada, visita domiciliar,
acolhimento, reunião de equipe, Projeto Terapêutico Singular, entre outros),
identificando e refletindo sobre as dimensões da organização do Trabalho, bem como
da educação para o trabalho.
48
Conteúdos:
● Cartografia/territorialização
● Agenda compartilhada
● Visita domiciliar
● Acolhimento
● Reunião de equipe
● Projeto Terapêutico Singular
- Professor: CAMILA CHAVES DA COSTA
Ementa:
Cuidado ao usuário com transtornos mentais. Saúde mental disciplina transversal. Conceitos
sobre saúde mental e doença mental. Histórico da loucura e do processo de implantação da
Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental vigente no SUS. Medicalização da saúde
mental. Qualificação da rede de atenção à saúde mental. Articulação intersetorial e em rede de
saúde para o cuidado em saúde mental. Componentes da Rede de Atenção Psicossocial. Uso
de álcool e outras drogas no Brasil: epidemiologia, política e legislação. Atenção ao usuário
de crack, álcool e outras drogas considerando a realidade locorregional.
Objetivos de aprendizagem:
● Discutir acerca do modelo de atenção à saúde mental, do olhar sobre a clínica,
buscando qualificar o cuidado ao usuário com transtornos mentais; debater sobre a
medicalização da saúde mental;
● Ofertar ferramentas para a qualificação da rede e articulação do cuidado em saúde
mental (intra e intersetorialidade - apoio matricial, projeto terapêutico singular, escuta
e vínculo, entre outros), fomentando a organização de fluxos de atendimento na Rede
de Atenção Psicossocial;
● Oferecer ferramentas e conhecimentos para a atenção ao usuário de crack, álcool e
outras drogas, considerando a realidade locorregional.
Conteúdos:
● Cuidado ao usuário com transtornos mentais
● Medicalização da saúde mental
● Ferramentas para a qualificação da rede e articulação do cuidado em saúde mental
(intra e intersetorialidade)
● Ferramentas e conhecimentos para a atenção ao usuário de crack, álcool e outras
drogas, considerando a realidade locorregional.
- Professor: Thiago Moura de Araújo
Ementa:
História dos povos africanos na África e nas Américas. Epidemiologia da saúde da população
negra no Brasil. Marco legal da militância em saúde da população negra. Qualidade do
cuidado e redução das iniquidades em saúde. Racismo estrutural e institucional. Cultura e
práticas tradicionais de saúde da população negra. Política de saúde para a população negra.
Objetivos de aprendizagem:
● Estabelecer as estratégias, os indicadores e as metas que orientará a intervenção no
Sistema Único de Saúde no processo de enfrentamento das iniquidades e
desigualdades em saúde com enfoque na abordagem étnico-racial.
51
● Garantir e ampliar o acesso da população negra residente em áreas urbanas, do campo
e da floresta às ações e aos serviços de saúde;
● Incluir o tema étnico-racial, nos processos de formação e educação permanente dos
trabalhadores da saúde e no exercício do controle social;
● Garantir a utilização do quesito cor na produção de informações epidemiológicas para
a definição de prioridades e tomada de decisão;
● Identificar as necessidades de saúde da população negra e utilizá-las como critério de
planejamento e definição de prioridades.
● Analisar a política nacional de saúde integral da população negra e seus conceitos;
● Refletir sobre as maneiras de enfrentamento do racismo através das práticas do Cuidar.
Conteúdos:
● A construção do ser negro e sua importância na saúde e na doença
● Morbidade e mortalidade do povo negro
● Política nacional de saúde integral da população negra e sua implementação
● Racismo como determinante social das condições de saúde da população brasileira
● Efeitos do racismo no processo de cuidar individual e coletivo
● Cultura e práticas tradicionais de saúde da população negra
- Professor: Emanuella Silva Joventino Melo
Ementa:
Identificação e epidemiologia das populações vulneráveis. Vulnerabilidade/inclusão/exclusão
social. Vulnerabilidades e seus impactos nos grupos humanos. O Direito à Saúde da
população Vulnerável. Assistência à Saúde em cenários específicos. Saúde da população
privada de liberdade. Saúde da população LGBTQIAPN+. Saúde da população negra,
indígena e quilombola. Saúde da População com deficiência. Saúde da população em situação
de rua. Implicações éticas da pesquisa com populações vulneráveis.
Objetivos de aprendizagem:
Analisar e conhecer o conceito de vulnerabilidade, os grupos populacionais e suas
características, além dos termos relacionados e apresentação das Políticas de Saúde.
Conhecer algumas especificidades de cada população vulnerável.
Conteúdos:
● Conceito, classificação, termos relacionados, assistência e políticas públicas em saúde
que envolvem a(s) pessoa(s):
- com deficiência;
53
- negras;
- LGBTQIAPN+;
- quilombolas;
- indígenas;
- de rua;
- privadas de liberdade.
- Professor: Paula Marciana Pinheiro de Oliveira
Ementa:
Busca de informações de eficácia, segurança, comodidade e custo de medicamentos. Uso
racional de medicamentos. Seleção de grupos de medicamentos. Objetivo terapêutico. Boas
práticas de prescrição.
Objetivos de aprendizagem:
● Discutir a Política de Saúde quanto ao uso dos medicamentos
● Conhecer os desafios e perspectivas da farmacoepidemiologia; farmacovigilância;
farmacoeconomia no âmbito da estratégia de saúde da família.
● Analisar os aspectos práticos da prescrição e dispensação de medicamentos.
Conteúdos:
● Panorama nacional do uso racional de medicamentos;
● Adesão ao tratamento medicamentoso;
● Consequências do uso irracional dos medicamentos;
● Barreiras para a utilização racional de medicamentos;
● Estratégias para o uso racional de medicamentos;
● Farmacoepidemiologia, farmacovigilância, farmacoeconomia;
● Prescrição e dispensação de medicamentos na atenção básica.
- Professor: HUANA CAROLINA CANDIDO MORAIS